A Ditadura civil-militar e a democracia no Paraná na perspectiva da Educação Histórica

Geraldo Becker, Ana Claudia Urban

Resumo


Este trabalho de pesquisa busca por meio do estudo de um caso apontar algumas reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem em História. Para tanto, buscou no aporte teórico e metodológico da Educação Histórica e na teoria da consciência histórica de Jörn Rüsen, subsídios para analisar e categorizar os conhecimentos apresentados por 23 estudantes, cursando a 3ª série do Ensino Médio de um colégio da região Leste da cidade Curitiba-PR, sobre o tema Ditadura civil-militar e a Democracia no Paraná. A pesquisa foi de cunho qualitativo e a ação principal foi o trabalho multiperspectivado por meio de fontes históricas diversificadas, demonstrando assim, novas possibilidades para o estudo da história local por intermédio da pluralidade de interpretações e explicações sobre o passado e o presente.

 


Palavras-chave


Ensino e aprendizagem; Educação Histórica; Consciência histórica; Conhecimentos prévios; História local

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2021v27n1p77

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Hist. Ensino
E-Issn: 2238-3018
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