O uso de textos e imagens para a construção de relações entre o presente e o passado no Ensino de História

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p313

Palavras-chave:

Ensino de História, Aprendizado Histórico, Cultura Escolar, Prática de Ensino

Resumo

O presente artigo tem como objetivo indagar e refletir sobre a percepção de alunos dos 7º e 8º anos do Ensino Fundamental com a História. A partir da observação e aplicação de um questionário socioeconômico e cultural, percebemos que os alunos estavam inseridos em uma cultura escolar pautada no uso exclusivo do livro didático, tal dinâmica contribuiu para uma compreensão de História que não estabelecia relações entre o passado, o presente e o futuro, a História era compreendida apenas como aquilo que ocorreu com os antepassados. Diante disso, planejamos e desenvolvemos atividades que problematizaram a relação entre passado e presente a fim de provocar novas reflexões para o pensamento histórico desses alunos.

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Biografia do Autor

Sabrina Muller, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Graduanda da 9ª fase do curso de Licenciatura Plena em História na Universidade Federal da Fronteira Sul UFFS, campus Erechim.

Halferd Carlos Ribeiro Junior, Universidade Federal da Fronteira Sul

Professor Adjunto na Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, campus Erechim.

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Publicado

2020-12-13

Como Citar

Muller, S., & Ribeiro Junior, H. C. (2020). O uso de textos e imagens para a construção de relações entre o presente e o passado no Ensino de História. História & Ensino, 26(2), 313–336. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p313

Edição

Seção

Artigos