Um modelo de avaliação de aprendizagem, da disciplina de História, baseado em projetos e mapas conceituais

Patricia Maria dos Santos, Fábio Paraguaçu Duarte da Costa

Resumo


Este trabalho buscou investigar o estudo da disciplina de História como Ciência, através da técnica de criação de Mapas Conceituais e da abordagem de Aprendizagem Baseada em Projetos (Project-Based Learning). Logo, a proposta do referido trabalho é analisar se houve crescimento cognitivo através de uma avaliação do uso da abordagem de Aprendizagem Baseada em Projetos no conteúdo de História. Os sujeitos da pesquisa foram 40 alunos de uma turma do 9º Ano da Escola Estadual Professor José da Silveira Camerino, em 2016. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa. Aplicamos as duas técnicas mencionadas e avaliamos que houve o desenvolvimento da aprendizagem, bem como o crescimento cognitivo dos alunos através da criação de projetos e da modelagem do conhecimento adquirido nos mapas conceituais. O resultado foi obtido através de um Modelo Avaliativo de Aprendizagem Cognitiva do ensino de História.


Palavras-chave


Modelo; Projetos; Mapas Conceituais; Aprendizagem; História

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2021v27n1p224

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Hist. Ensino
E-Issn: 2238-3018
DOI10.5433/2238-3018
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