Um modelo de avaliação de aprendizagem, da disciplina de História, baseado em projetos e mapas conceituais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2021v27n1p224

Palavras-chave:

Modelo, Projetos, Mapas Conceituais, Aprendizagem, História

Resumo

Este trabalho buscou investigar o estudo da disciplina de História como Ciência, através da técnica de criação de Mapas Conceituais e da abordagem de Aprendizagem Baseada em Projetos (Project-Based Learning). Logo, a proposta do referido trabalho é analisar se houve crescimento cognitivo através de uma avaliação do uso da abordagem de Aprendizagem Baseada em Projetos no conteúdo de História. Os sujeitos da pesquisa foram 40 alunos de uma turma do 9º Ano da Escola Estadual Professor José da Silveira Camerino, em 2016. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa. Aplicamos as duas técnicas mencionadas e avaliamos que houve o desenvolvimento da aprendizagem, bem como o crescimento cognitivo dos alunos através da criação de projetos e da modelagem do conhecimento adquirido nos mapas conceituais. O resultado foi obtido através de um Modelo Avaliativo de Aprendizagem Cognitiva do ensino de História.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Patricia Maria dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional do Conhecimento Em Educação. Instituto de Computação - IC/Universidade Federal de Alagoas - UFAL.

Fábio Paraguaçu Duarte da Costa, Universidade Federal de Alagoas

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional do Conhecimento em Educação. Instituto de Computação- IC /Universidade Federal de Alagoas - UFAL.

Referências

ANDRÉ, Lenir C.; TURRA, C. M. G.; ENRICONE, Délcia; SANT´ANNA, Flávia Maria. Planejamento de ensino e avaliação. Porto Alegre: SAGRA, 1984.

BUCHWEITZ, B.; MOREIRA, Marcos A. Novas estratégias de ensino e aprendizagem: os mapas conceituais e o Vê epistemológico. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 1993.

CARRETERO, Mario. Construir e ensinar as ciências sociais e a história. Tradução Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

CAMARGO, Edson Carpes; PADILHA, Rafaela; POLACHINI, Viviane. A teoria de David Ausubel e o ensino de matemática: uma possível experiência significativa. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA, 6., 2013, Canoas. Anais [...]. Canoas: ULBRA, 2013. Disponível em: 116328331PB.pdf(pbworks.com). Acesso em: 27 maio 2020.

CASTANHEIRA, Ana M. P. et al. Metodologia de ensino: aprendizagem baseada em Projetos (PBL). In: COBENGE CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ENGENHARIA, 40., 2012, Belém. Anais [...]. Belém: Abenge, 2012. Disponível em: http://www.abenge.org.br/CobengeAnteriores/2012/artigos/104325.pdf. Acesso em: 18 out. 2016.

CURY, Davidson; GAVA; Tânia Barbosa Salles, MENEZES; Crediné Silva de. Aplicações de mapas conceituais na educação como ferramenta meta cognitiva. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, 2002. Departamento de Informática. Disponível em: http://www.geografia.ffch.usp.br/posgraduacao/apoio/apoio_raffo/flg5052/aula_1/aplicacoesdeMapasConceituaisnaEducacao.pdf. Acesso em: 22 out. 2014.

GUERRA, Aida; VASCONCELOS, Clara. Aprendizagem baseada na resolução de problemas e construção de materiais didácticos na temática “Sustentabilidade na Terra”. CAPTAR, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 147 – 165, 2009. Disponível em:http://revistas.ua.pt/index.php/captar/article/view/2718. Acesso em: 5 nov. 2016.

HINTERHOLZ, Lucas Tadeu; SANTOS, Wilk Oliveira. Aprendizagem baseada em projetos: relato de introdução da lógica no ensino fundamental. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO,6., 2017, Maceió. Anais [...]. Maceió: [s. n.], 2017. Disponível em: Aprendizagem Baseada em Projetos: Relato de Introdução da Lógica no Ensino Fundamental | Hinterholz | Anais do Workshop de Informática na Escola (br-ie.org). Acesso em: 27 maio 2020.

KANTOVITZ, Geane. A Disciplina de história e a formação para a cidadania: uma experiência interdisciplinar. EntreVer, Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 95-109, jan./jun. 2012. Disponível em: http://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/EntreVer/article/ViewFile/1634/2550. Acesso em: 26 mar. 2017.

KLEIN, Ana Maria. O uso da aprendizagem baseada em problemas e a atuação docente. Brasilian Geographical journal: Geosciences and Humanities research medium, Ituiutuba, v. 4, p. 288-298, jul./dez. 2013. Disponível em:htpp://repositório.unesp.br/handle11449/122625. Acesso em: 16 jun. 2015.

MOREIRA, Marcos A. Mapas conceituais e aprendizagem significativa. Revista Chilena de Educação Científica, Chile, v. 4, n.2, p. 38-44, 2012. Disponível em: www.if.ufrgs.br/~moreira/mapasport.pdf. Acesso em: 22 out. 2014.

OLIVEIRA, Thiago L. dos Santos. Os Fundamentos da história enquanto ciência e disciplina escolar: paradigmas e orientações delineadoras. [S. l.: s. n.], 2015. Disponível em: periodicos.pucminas.br/index.php/revistaich/article/download/11001/8826. Acesso em: 14 fev. 2018.

RABELO, Edmar Henrique. Avaliação: novos tempos, novas práticas. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

Downloads

Publicado

2021-08-16

Como Citar

Santos, P. M. dos, & Costa, F. P. D. da. (2021). Um modelo de avaliação de aprendizagem, da disciplina de História, baseado em projetos e mapas conceituais. História & Ensino, 27(1), 224–240. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2021v27n1p224

Edição

Seção

Artigos