O "Guia das escolas cristãs": um marco no surgimento da pedagogia moderna

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2021v27n1p335

Palavras-chave:

Guia das Escolas Cristãs, Pedagogia moderna, Epistemologia

Resumo

O presente artigo, de caráter bibliográfico, aborda o surgimento da pedagogia moderna no século XVII, partindo do pressuposto de que o Guia das Escolas Cristãs, texto pedagógico de São João Batista de La Salle, é uma obra de cunho científico que abre as portas para um novo paradigma: o de uma educação que segue os padrões metodológicos da ciência. Discute o Guia como principal obra de referência para a pedagogia moderna. Considera-se que a experiências pedagógicas das primeiras Escolas Cristãs, instituto fundado por La Salle, são referência para a elaboração do Guia. Ao partir da experiência educativa para organizar os processos pedagógicos a serem usados na sua rede de escolas, La Salle desenvolveu uma pedagogia científica, ou seja, seguindo um método, organizou as escolas a partir do que se desenvolvia e dava certo. Com isso, La Salle pode ser considerado um cientista da educação e sua obra educativa tem um grande peso na formação da pedagogia moderna. Esta pesquisa conclui que o modelo científico adotado por La Salle no Guia das Escolas Cristãs influenciou toda a elaboração dos processos educativos posteriores ao seu século e até mesmo a educação contemporânea.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Clóvis Trezzi, Universidade La Salle

Doutor em Educação pela Universidade La Salle Canoas. Professor da área de Educação e Cultura na Universidade La Salle.

Referências

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2015.

CHARTIER, Anne-Marie. Alfabetização e formação dos professores da escola primária. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, p. 1-9, 1997. Disponível em: http://anped.tempsite.ws/novo_portal/rbe/rbedigital/RBDE08/RBDE08_03_ANNE-MARIE_CHARTIER.pdf. Acesso em: 11 maio 2021.

GAUTHIER, Clermont. O século XVII e o nascimento da Pedagogia. In: GAUTHIER, Clermont; TARDIF, M (org.). A pedagogia: teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias. Petrópolis: Vozes, 2014. p. 101-127.

GAUTHIER, Clermont; BISSONNETTE, Steve; RICHARD, Mario. Ensino explícito e desempenho dos alunos: a gestão dos aprendizados. Petrópolis: Vozes, 2014.

HENGEMÜLE, Edgard. Educação Lassaliana: que educação? Canoas: Salles, 2007.

LA SALLE, Juan Bautista. Cartas. Canoas: Unilasalle, 2012a. (Obras completas, v. 1).

LA SALLE, Juan Bautista. Guia das escolas cristãs. Canoas: Unilasalle, 2012b.

LA SALLE, Juan Bautista. Meditações para o tempo de retiro. Canoas: Unilasalle, 2012c. (Obras completas, v. 2b).

LA SALLE, Juan Bautista. Memória dos começos. Canoas: Unilasalle, 2012d. (Obras completas, v. 1).

LAURAIRE, Léon. La guía de las escuelas: enfoque diacrónico evolución del texto de 1706 a 1916. Roma: Casa Generalizia dei Fratelli dele Scuole Cristiane, 2014. (Col. Cahiers Lasalliens, v. 67).

LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Unicamp, 1990.

MANACORDA, Mario Alighiero. História da educação: da antiguidade aos nossos dias. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

MORALES, Alfredo A. Espíritu y vida: el ministerio educativo lasallista. Bogotá: Monserrate, 1990. v. 1.

MORALES, Alfredo. Pedagogía Lasallista: Asociados para una nueva propuesta educativa libertadora. Lima: Distrito Lasallista de Perú, 2001.

PAULY, Evaldo Luis; CASAGRANDE, Cledes Antonio; CORBELLINI, Marcos Antonio. Entre omissão, desconhecimento e reconhecimento: João Batista de La Salle na pesquisa em educação no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 23, p. e230079, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v23/1809-449X-rbedu-23-e230079.pdf. Acesso em: 11 maio 2021.

SAVIANI, Dermeval. História da formação docente no Brasil: três momentos decisivos. Educação, Santa Maria, RS, v. 30, n. 2, p. 11-26, 2005. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3735/2139. Acesso em: 11 maio 2021.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 16. ed. Porto: Edições Afrontamento, 2010.

TAGLIAVINI, João Virgílio; PIANTKOSKI, Marcelo Adriano. João Batista de La Salle (1651-1719): um silêncio eloquente em torno do educador católico que modelou a escola moderna. HISTEDBR On-line, Campinas, n. 53, p. 16-40, out. 2013. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640191/7750. Acesso em: 11 maio 2021.

TANURI, Leonor Maria. História da formação de professores. Revista Brasileira de Educação, Rio de janeiro, n. 14, p. 61-88, maio/ago. 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n14/n14a05. Acesso em: 11 maio 2021.

Downloads

Publicado

2021-08-16

Como Citar

Trezzi, C. (2021). O "Guia das escolas cristãs": um marco no surgimento da pedagogia moderna. História & Ensino, 27(1), 335–350. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2021v27n1p335

Edição

Seção

História da Educação