Conhecimento histórico, Ditadura Civil Militar e Democracia : o que pensam alunos do Ensino Médio

Autores

  • Maria Cristina Dantas Pina Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Maria Alessandra dos Santos Aquino Secretaria Estadual de Educação da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n2p83

Palavras-chave:

Ensino de História, Conhecimento Histórico, Ditadura Civil Militar, Democracia, Narrativa Histórica

Resumo

Este artigo propõe-se avaliar a o conhecimento histórico dos alunos do ensino médio sobre democracia e ditatura civil militar. Temas importantes na história política recente do Brasil e potentes para investigação da relação entre juventude e política. Estes conteúdos aparecem no currículo escolar, nos livros didáticos, nos filmes e em outras produções públicas. Buscou-se identificar quais conhecimentos os alunos detêm sobre Ditadura Civil Militar (1964/1985) e Democracia (a partir da Constituição de 1988) no Brasil. Especificamente, investigou-se como os alunos estabelecem relações entre dois contextos históricos e como utilizam as informações históricas para explicarem o passado e presente. O referencial teórico balizou-se nas formulações de Jörn Rüsen, Isabel Barca, Maria Auxiliadora Schmidt e Luís Fernando Cerri a respeito das categorias: consciência histórica, narrativa, cultura histórica e aprendizagem histórica. A metodologia pautou-se por critérios qualitativo e quantitativos. A coleta de dados ocorreu por meio de questionário, em 2015, com alunos do 3º Ano do ensino médio, numa escola pública, em Vitória da Conquista/Ba. Para interpretação dos dados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2009), elaborando-se tipologia que permitiu verificar e qualificar as diferentes estruturas narrativas. Os resultados apontaram para diferentes expressões das experiências temporais dos alunos com os contextos históricos, revelando, na maioria das narrativas, a carência de conteúdo histórico, a não valorização das informações das fontes para reflexão histórica, dificuldade de estabelecer relação temporal. Demonstraram que ainda não começaram a compreender a História e como a construção desse conhecimento pode ser útil para orientação da vida. As narrativas apontam, ainda, para um dos problemas percebidos no cotidiano da sala de aula de história, que é a dificuldade demonstrada pelo aluno de interpretação, compreensão e expressão por meio da produção de textos.

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Biografia do Autor

Maria Cristina Dantas Pina, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em História da Educação pela Unicamp. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Maria Alessandra dos Santos Aquino, Secretaria Estadual de Educação da Bahia

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB.  Professora da educação básica da Secretaria Estadual de Educação da Bahia.

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Publicado

2019-12-01

Como Citar

Pina, M. C. D., & Aquino, M. A. dos S. (2019). Conhecimento histórico, Ditadura Civil Militar e Democracia : o que pensam alunos do Ensino Médio. História & Ensino, 25(2), 83–113. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n2p83

Edição

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Artigos