Ideias prévias de estudantes da educação básica: Um estudo a partir das contribuições da Didática da História

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2021v27n1p175

Palavras-chave:

Ensino de História, Didática da História, Ideias prévias, Conhecimento histórico, Educação Básica

Resumo

Neste artigo, objetivamos compreender as ideias prévias de estudantes da Educação Básica acerca da História. A partir da dimensão empírica da Didática da História, consideramos os conhecimentos apresentados pelos/as informantes em um instrumento composto pela seguinte questão: Para você, o que é História? Para quê, ou para quem, serve a História? O estudo foi realizado em uma escola pública estadual, localizada no bairro Butantã, na cidade de São Paulo/SP, em maio de 2016. As respostas dos 199 participantes foram analisadas segundo os pressupostos da Grounded Theory. Com auxílio do IRAMUTEQ, software que viabiliza diferentes tipos de análise textual, identificamos diferentes conceitos que foram categorizados em um dendograma composto por duas classes. A primeira delas reuniu um conjunto de ideias em que a História foi entendida como um tipo de saber relacionado a acontecimentos e fatos do passado; a segunda, um conjunto de ideias que entendia a História como uma matéria de ensino.

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Biografia do Autor

Aaron Sena Cerqueira Reis, Universidade Federal de Sergipe

Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de São Paulo (USP). Professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

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Publicado

2021-08-16

Como Citar

Reis, A. S. C. (2021). Ideias prévias de estudantes da educação básica: Um estudo a partir das contribuições da Didática da História. História & Ensino, 27(1), 175–194. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2021v27n1p175

Edição

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Artigos