A história da educação escolar no contexto de privação de liberdade para adolescentes: Discursos e sentidos

Márcia Cossetin, Ireni Marilene Zago Figueiredo, Mariza Scheffer Freire

Resumo


Neste artigo discutimos a constituição histórica da educação escolar para adolescentes privados de liberdade no estado do Paraná. Analisamos discursos de governadores deste estado no período de 1937 a 1994, procurando entender como e com que objetivos a educação passou a integrar a rotina do público adolescente privado de liberdade. Trabalhamos com revisão de bibliografia e com o amparo teórico de autores que discutem a organização social, nesta a educação. Verificamos que a educação escolar para os adolescentes privados de liberdade foi uma conquista histórica, mas, processo em construção, imersa em embates, contradições provenientes e condicionados pela própria organização social. 


Palavras-chave


Educação escolar; Adolescentes privados de liberdade; Estado do Paraná

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2021v27n1p400

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Hist. Ensino
E-Issn: 2238-3018
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