Currículo, temas e abordagens: a form(a)ção do professor de História no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2021v27n1p53

Palavras-chave:

Formação docente, Currículo, Ensino de história

Resumo

A formação docente tem sido alvo de constantes políticas, debates acadêmicos, investimentos, interferências e compreensões de mundo e de educação que se refletem na maneira como as sociedades entendem sua própria formação, a cidadania e até mesmo sua própria História. Algumas questões acerca do papel social da História e do historiador e de sua atuação na sociedade acabaram por pautar, no Brasil, o perfil desse profissional e sua formação. Situamos, neste texto, algumas problemáticas que cercam a formação do professor de História a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para a área de História e observamos como essa e outras normativas são perspectivadas nos currículos de formação do professor e dialogam com os conteúdos eleitos para o ensino de História. Por fim, problematizamos a formação, a atuação docente, os conteúdos e as abordagens na diversidade da sala de aula.

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Biografia do Autor

Maria Andréa Angelotti, Universidade Federal de Uberlândia

Pós-doutora em História pela Universidade do Porto, Portugal. Doutora em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora no Instituto de História na Universidade Federal de Uberlândia.

Luiz Carlos do Carmo, Universidade Federal de Goiás

Pós-Doutor pela Universidade do Porto, Portugal. Doutor em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão.

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Publicado

2021-08-16

Como Citar

Angelotti, M. A., & Carmo, L. C. do. (2021). Currículo, temas e abordagens: a form(a)ção do professor de História no Brasil. História & Ensino, 27(1), 53–76. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2021v27n1p53

Edição

Seção

Artigos