Construção do município de Londrina- PR: ações de educação e de cultura (1934-1960)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2021v27n1p374

Palavras-chave:

Ação municipal, Poder, Educação, Cultura, Cidade

Resumo

O texto é sobre ações de educação e de cultura presentes no processo de construção do município de Londrina, localizado no Estado do Paraná, Brasil. Em 1934, Londrina se emancipa politicamente enquanto município, e passa a empreender cada vez mais esforços na estruturação da localidade atingindo por volta de 1960 a existência de significativos equipamentos culturais e educacionais. O objetivo do artigo é apresentar ações dos poderes legislativo e executivo em prol da educação e da cultura no movimento de construção do município de Londrina-PR (1934-1960). As fontes históricas centrais selecionadas são os relatórios da Prefeitura e as atas da Câmara Municipal de Londrina, elas foram analisadas considerando aportes de teórico-metodológicos de autores de história da educação e de história local. Como resultado, as ações culturais e educacionais se entrecruzaram e se validaram no plano regulamentador do município de Londrina, marcando a criação de escolas, bibliotecas, teatros para a formação sociocultural dos indivíduos.

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Biografia do Autor

Bruna Ester Gomes Yamashita, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. Professora da Secretaria Municipal de Educação de Londrina. 

Tony Honorato, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista. Professor  na Universidade Estadual de Londrina/UEL, 

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Publicado

2021-08-16

Como Citar

Yamashita, B. E. G., & Honorato, T. (2021). Construção do município de Londrina- PR: ações de educação e de cultura (1934-1960). História & Ensino, 27(1), 374–399. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2021v27n1p374

Edição

Seção

História da Educação