Identidade fraturada: o desmemoriamento da "Adesão do Pará" no ensino de história.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2021v27n1p93

Palavras-chave:

Ensino de História, Educação Básica, Ensino Médio, Adesão do Pará

Resumo

Parece relativamente assente que uma das raízes do conhecimento histórico escolar está relacionada ao comprometimento intelectual com a edificação da Nação, a partir da construção da memória e identidade coletivas. Como disciplina de formação básica pública, a História deveria comemorar a “história nacional”, e os seus desdobramentos regionais e locais, através do incentivo à aprendizagem genealógica de um passado comum. Esse quadro tem sofrido grandes mudanças na atualidade. A história ensinada na Escola tem se distanciado desse historicismo nacionalista, na qual a formação básica pouco contempla a aprendizagem significativa da história, levando a processos de desmemoriamento e despertencimento de bens identitários nacionais, regionais e locais entre os agentes da Educação no espaço escolar. Este artigo pretende adentrar nessa discussão, a partir da investigação sobre as “fraturas” nas experiências de ensino e aprendizagem de um processo histórico regional específico, a “Adesão do Pará à Independência do Brasil”, no cotidiano de uma escola pública de ensino médio da periferia do município de Ananindeua-PA, na Amazônia brasileira.

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Biografia do Autor

Adilson Junior Ishihara Brito, Universidade Federal do Pará

Professor Doutor da Universidade Federal do Pará - Campus de Ananindeua

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Publicado

2021-08-16

Como Citar

Brito, A. J. I. (2021). Identidade fraturada: o desmemoriamento da "Adesão do Pará" no ensino de história. História & Ensino, 27(1), 93–122. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2021v27n1p93

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