Um cineclube no interior da Amazônia: o uso do audiovisual como prática de aprendizagem histórica

Érico Silva Muniz, Silvane da Silva e Silva

Resumo


O presente artigo relata a experiência do Cineclube da Aldeia, uma atividade de extensão universitária na interface entre cinema, ensino de história e formação no campo dos direitos humanos. Realizado na cidade de Bragança, localizada no nordeste paraense, o cineclube promove exibição de filmes que trabalham no âmbito das discussões sobre historiografia, diversidade e formação cidadã seguida de debate sobre o ensino de história. Criado no ano de 2017 a experiência de um cineclube como contribuição metodológica para o ensino de História na Amazônia colabora com o uso crítico do audiovisual nas escolas da educação básica do interior e das periferias mais distantes dos grandes centros urbanos promovendo a aprendizagem histórica. 


Palavras-chave


Cinema. História; Bragança (PA); Cineclube

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n1p113

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Hist. Ensino
E-Issn: 2238-3018
DOI10.5433/2238-3018
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