Livro didático, currículo escolar e história pública: futuro do pretérito

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DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n2p217

Palavras-chave:

Livro didático, Currículo escolar, Ensino de História, História Pública

Resumo

Discute as relações entre o livro didático, currículo de história e a História Pública. Considera três momentos históricos: os currículos e livros didáticos da transição da década de 1980-1990; os Parâmetros Curriculares Nacionais de meados da década de 90 e a contemporaneidade com a Base Nacional Comum Curricular, em especial sobre as mudanças na organização de conteúdos históricos entre a primeira versão e a terceira versão, esta então vigente. Levanta hipóteses, a partir do currículo de história atual e das ideias que circulam sobre História, quanto à configuração do livro didático de história no futuro próximo. Entende que, de um lado, defende a renovação/reformulação/atualização nos conteúdos históricos escolares, mas de outro, o passado persiste sob a ideia de cronologia linear, periodização quadripartite e conteúdos organizados de forma eurocêntrica. Considera que temos que compreender o que circula na História Pública em termos de conhecimento histórico, principalmente o que é veiculado pela mídia, e ao mesmo tempo pensa que analisar currículo e livro didático permite uma intervenção didático-pedagógica de modo a promover uma sociedade mais democrática, justa e igualitária.

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Biografia do Autor

Márcia Elisa Teté Ramos, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em História. Professora do curso de História da Universidade Estadual de Maringá.

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Publicado

2018-12-31

Como Citar

Ramos, M. E. T. (2018). Livro didático, currículo escolar e história pública: futuro do pretérito. História & Ensino, 24(2), 217–259. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n2p217

Edição

Seção

Dossiê - Avaliação das aprendizagens em História: Práticas, Teorias e Políticas