Livros Didáticos e Epistemologia da História: perspectivas e abordagens do Conhecimento Histórico na Cultura Escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n2p135

Palavras-chave:

Cultura Escolar, Livros Didáticos, Epistemologia da História, Educação Histórica.

Resumo

O presente artigo tem como proposta uma reflexão sobre livros didáticos, no sentido de analisar como apresentam elementos para identificar e compreender os pressupostos da área a que se destinam, a História. E, ainda, refletir sobre seus limites e possibilidades a partir de uma ideia mais abrangente de epistemologia da história, relacionada às finalidades educativas desse conhecimento. As indagações que orientaram a pesquisa foram as seguintes: como os livros didáticos promovem abordagens referentes à construção do conhecimento histórico e a formas de pensar a partir do tempo? Ao promover tais abordagens, de que forma poderíamos analisá-las do ponto de vista de uma pragmática da Educação Histórica? Tendo em conta essas questões, o artigo aprofunda a discussão sobre os limites e possibilidades de análise dos livros didáticos como produtos inseridos na cultura escolar, propõe uma discussão que relacione ensino e epistemologia da história. Por fim, a partir de um estudo exploratório sobre livros didáticos destinados aos alunos do sexto ano do Ensino Fundamental, evidencia como essas obras abordam a dupla natureza do conhecimento histórico, uma relacionada à construção do conhecimento e outra às suas finalidades educativas.

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Biografia do Autor

Éder Cristiano de Souza, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Mestrado em História Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professor do curso de História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu.

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Publicado

2018-12-31

Como Citar

Souza, Éder C. de. (2018). Livros Didáticos e Epistemologia da História: perspectivas e abordagens do Conhecimento Histórico na Cultura Escolar. História & Ensino, 24(2), 135–161. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n2p135

Edição

Seção

Dossiê - Avaliação das aprendizagens em História: Práticas, Teorias e Políticas