Fotografia, tempo e ensino de História: articulações para uma aprendizagem significativa

Autores

  • Katani Monteiro Ruffato Universidade de Caxias do Sul
  • Lara Moncay Reginato Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0003-3041-1217

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p279

Palavras-chave:

fotografia, Tempo histórico, Aprendizagem significativa, Ensino de História.

Resumo

O artigo apresenta o desenvolvimento de uma metodologia que utiliza a fotografia em sala aula como forma de gerar aprendizagens significativas sobre o tempo histórico. Esta metodologia foi desenvolvida a partir de um projeto de pesquisa no âmbito do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Caxias do Sul - Mestrado Profissional - aplicada na Escola Estadual Técnica Caxias do Sul, para estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Parte da percepção de que a fotografia é uma fonte histórica por ser uma produção humana no tempo e, como tal, pode ser observada como um documento/monumento, conforme Le Goff (1996). Ao mesmo tempo, por ser capaz de produzir significado e sentido naquele que a observa, a fotografia adquire status de linguagem, uma linguagem não verbal, semiótica. Analisamos a fotografia nesses dois sentidos – como fonte histórica e como linguagem – e, em conjunto, utilizamos os pressupostos de Kossoy (2007) acerca da desconstrução dessa fonte imagética, por meio da análise de seus aspectos iconográficos e iconológicos. Na prática, os alunos analisaram fotografias de seus acervos familiares relativas ao passado em contraponto com fotografias produzidas por eles no tempo presente. A partir disso, construíram legendas em forma de narrativa histórica que privilegiam o tempo histórico em suas múltiplas dimensões de rupturas, permanências, transformações e continuidades.

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Biografia do Autor

Katani Monteiro Ruffato, Universidade de Caxias do Sul

Doutora em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Curso de História e do Programa de Pós-Graduação em História (Mestrado Profissional) da Universidade de Caxias do Sul. 

Lara Moncay Reginato, Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul

Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Caxias do Sul - UCS. Professora contratada pelo Estado do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2019-07-29

Como Citar

Ruffato, K. M., & Reginato, L. M. (2019). Fotografia, tempo e ensino de História: articulações para uma aprendizagem significativa. História & Ensino, 25(1), 279–304. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p279

Edição

Seção

Artigos