Fotografia, tempo e ensino de História: articulações para uma aprendizagem significativa
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ALBUQUERQUE JUNIOR, Durval Muniz. Fazer defeitos nas memórias: para que servem o ensino e a escrita da história. In: MONTEIRO, Ana Maria; ROCHA, Elenice Aparecida Bastos; RESNIK, Luis; GONÇALVES, Márcia de Almeida (org.). Qual o valor da história hoje? Rio de Janeiro: Editora FGV, 2012. p. 21 - 39.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70: LDA, 2009.
BARBOSA, Ana Clarisse Alencar. Educação da criança na revitalização da identidade indígena:o contexto xokleng/laklãnõ. 2011. Dissertação (Mestrado em educação) - Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2011.
BARROS, José D’Assunção. O tempo dos historiadores. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2013.
BLOCH, Marc. Apologia da História. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
CAIMI, Flávia Eloisa. Qual é o lugar do ensino médio na escolarização e em que consiste a especificidade da História no ensino médio? In: ZAMBONI, Ernesta; GALZERANI, Maria Carolina B.; PACIEVITCH, Caroline (org.). Memória, sensibilidades e saberes. Campinas, SP: Editora Alínea, 2015. p. 409 - 422.
GEVAERD, Rosi Terezinha Ferrarini. A narrativa histórica como uma maneira de ensinar e aprender história: o caso da história do Paraná. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 25., 2009, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: ANPUH, 2009. p. 1 - 10.
HARTOG, François. Regimes de historicidade: presentismo e experiências do tempo. Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora, 2014.
KOSSOY, Boris. Os tempos da fotografia: o efêmero e o perpétuo. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2007.
LE GOFF, Jacques. História e memória. 4 Ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1996.
MAUAD, Ana Maria. Usos e funções da fotografia pública no conhecimento histórico escolar. História da educação, Pelotas, v. 19, n. 47, p. 81 – 108, 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2236-34592015000300081&script=sci_abstract&tlng=pt . Acesso em: 6 dez. 2017.
MENESES, Ulpiano Bezerra de. Fontes visuais, cultura visual, história visual. Balanço provisório, propostas cautelares. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 23, n. 45, p. 11 - 36, 2003.
MOREIRA, Marco Antônio. Aprendizagem significativa. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1999.
RAMOS, Matheus Mazini. A fotografia e o tempo. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2012.
REGINATO, Lara Moncay. A fotografia como fonte para uma aprendizagem significativa sobre o tempo histórico. 2018. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2018.
RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa. Campinas: Papirus, 1994. t. 1.
SANTAELLA, Lúcia. O que é semiótica. 9 ed. São Paulo, SP: Editora Brasiliense, 1990.
SEFFNER, Fernando. Aprender e ensinar história: como jogar com isso? In: GIACOMONI, Marcelo Paniz; PEREIRA, Nilton Mullet. Jogos e ensino de história. Porto Alegre, RS: Editora Evangraf, 2013a. p. 25 - 46.
SEFFNER, Fernando. Aprendizagens significativas em História: critérios de construção para atividades em sala de aula. In: GIACOMONI, Marcelo Paniz; PEREIRA, Nilton Mullet. Jogos e ensino de história. Porto Alegre, RS: Editora Evangraf, 2013b. p. 47-62.
DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p279
Apontamentos
- Não há apontamentos.

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.