A ideia de pátria nos livros didáticos aritmética elementar – Livro 1 e Nossa Pátria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n2p261

Palavras-chave:

Livro Didático, Georg Büchler, Rocha Pombo, Pátria, História Cultural

Resumo

Este trabalho é parte de reflexões desenvolvidas no interior de um Grupo de Pesquisa cuja preocupação, entre outras, incide sobre disciplinas escolares. Faz parte de duas pesquisas mais amplas em nível de doutoramento. As reflexões conjuntas feitas no interior do referido grupo nos permitiram fazer aproximações entre objetos de estudos que guardam entre si alguma semelhança, ao terem como referência o livro didático de escolas primárias brasileiras na Primeira República. Assim, o objetivo deste texto é apreender e refletir sobre a ideia de pátria, presente nas obras didáticas, Aritmética Elementar Livro -1 (1919), de autoria de Georg August Büchler, e Nossa Pátria (1917), de José Francisco da Rocha Pombo, ambas destinadas à escola primária. O presente artigo tem como aporte teórico a História Cultural na concepção de Chartier (1990) e Barros (2006), a partir dos quais, os dois livros didáticos e, em particular, as mensagens patrióticas neles contidas são interpretadas em relação ao sentimento nacionalista que se desejava fomentar no Brasil do período. O exercício interpretativo é mediado pelo fato de que se constituem em obras distintas desde os campos de conhecimento dos quais provém, ou seja, Matemática, por meio da aritmética e História. Os livros didáticos de aritmética e de história contemplavam, em grande parte, os anseios nacionalistas de um regime político que procurava se afirmar no país durante a passagem do século XIX para o século XX.

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Biografia do Autor

Rosa Lydia Teixeira Corrêa, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)

Doutora em História Econômica pela Universidade de São Paulo. Professora titular do Programa do Programa de Pós-graduação em Educação, Mestrado e Doutorado em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Roberto João Eissler, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.  Professor do Instituto Federal de Santa Catarina.

 

Denilson Roberto Schena, Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professor do Instituto Federal do Paraná.

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Publicado

2018-12-31

Como Citar

Corrêa, R. L. T., Eissler, R. J., & Schena, D. R. (2018). A ideia de pátria nos livros didáticos aritmética elementar – Livro 1 e Nossa Pátria. História & Ensino, 24(2), 261–285. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n2p261

Edição

Seção

Dossiê - Avaliação das aprendizagens em História: Práticas, Teorias e Políticas