Livro didático público de história do estado do paraná: relações entre ensino, pesquisa e formação de professores

Sueli de Fátima Dias, Siumara Sagati, Fábio de Oliveira Cardoso, Altair Bonini

Resumo


Este artigo aborda a produção do Livro Didático Público de História para o Ensino Médio, junto à Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Parte da organização do projeto em seus principais elementos como os objetivos da produção, estrutura da obra e os desafios apresentados pelos professores autores no desenvolvimento dos trabalhos. Analisa na perspectiva do diálogo com docentes que utilizaram o livro em sala de aula, limites e contribuições do material para professores e alunos. Finaliza ressaltando a experiência de pesquisa e produção de material pelos professores que vivenciam o cotidiano escolar como uma das possibilidades para processos de formação continuada atribuindo novos sentidos para as práticas pedagógicas.

Palavras-chave


Ensino de História; Livro Didático Público; Formação Continuada de Professores

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n2p363

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Hist. Ensino
E-Issn: 2238-3018
DOI10.5433/2238-3018
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