A análise das representações e narrativas sobre a História e Cultura Africana e Afro-Brasileira em livros didáticos do ensino médio em Cuiabá/MT
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ABREU, Martha; MATTOS, Hebe. Em torno das Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana: uma conversa com historiadores. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 21, n. 41, jan./jun. 2008.
BITTENCOURT, Circe M. F. (org.). O saber histórico na sala de aula. 9. ed. São Paulo: Contexto, 2004.
BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2012: História. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2011.
BRAICK, P Patrícia; MOTA, Myriam B. História: das cavernas ao terceiro milênio. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2011. v. 2.
MEC, BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2012: História:Brasília: Secretaria de Educação Básica, 2011
COTRIM, Gilberto. História global: Brasil e Geral. São Paulo: Saraiva, 2010. v. 2.
COSTA, Hilton. Para construir outro olhar: notas sobre o ensino de história e cultura africanas e afro-brasileiras. Revista História Hoje, v. 1, n. 1, p. 217- 238, 2012.
CHARTIER, Roger. A História cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.
CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 549-566, set./dez. 2004.
CHOPPIN, Alain. Los Manuales escolares de ayer a hoy: el ejemplo de Francia. Historia de la Educación, n. 19, p. 13-37, 2000. FILHO, José Barbosa da Silva. História do Negro no Brasil. Cadernos Penesb – Periódico do Programa de Educação sobre o Negro na Sociedade Brasileira, Niterói, n. 7, nov. 2006.
FLORES, Elio Chaves. Visões da África, cultura histórica e afro-brasilidades. João Pessoa: Editora da UFPB, 2016.
GOMES, Nilma Lino. Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos. Currículo sem Fronteiras, v. 12, n. 1, p. 98-109, jan./abr. 2012.
JESUS, N. M. de; CEREZER, O. M.; RIBEIRO, R. R. (orgs.). Ensino de História: trajetórias em movimento. Cáceres: Ed. UNEMAT, 2007.
LARAIA, Roque de B. Cultura: um conceito antropológico. 24. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009.
MELO, Luís G. Antropologia cultural: iniciação, teoria e temas. Petrópolis, Vozes, 1987. MUNANGA, Kabengele. Educação e diversidade cultural. Cadernos Penesb, Niterói, n. 10, p. 1-200, jan./jun. 2008/2010.
OLIVEIRA, M. A. de. O negro no ensino de história: temas e representações. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.
SILVA, Ana Celia. A representação social do negro no livro didático: o que mudou? Por que mudou? Salvador: UFBA, 2011.
RIBEIRO, Renilson R. Representações didáticas no Brasil Colonial. ETD – Educação Temática Digital, v.8, n.2, p. 53-68, jun. 2007.
DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p119
Apontamentos
- Não há apontamentos.

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.