A Ditadura de 1964-1985 na iniciação à docência: o ensino entre o dever de memória e as disputas midiáticas

Autores

  • Walter Francisco Figueiredo Lowande Universidade Federal de Alfenas, MG http://orcid.org/0000-0001-5137-1352
  • Vinícius Pedro Fonseca Universidade Federal de Alfenas, MG
  • Pedro Otávio Carvalho Fernandes Universidade Federal de Alfenas, MG

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p353

Palavras-chave:

Ditadura de 1964-1985, Guerras de memória, Mídia-educação

Resumo

Propomos algumas reflexões teóricas sobre os desafios de se ensinar a história da ditadura de 1964-1985 em meio às guerras de memória sobre o período que se processam nas mídias eletrônicas. Esse debate relaciona-se de maneira relevante com as discussões a respeito dos problemas envoltos no tema da história pública e da mídia-educação. Em seguida, apresentamos algumas das experiências e conclusões que desenvolvemos a este respeito a partir de ações desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência em 2017.

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Biografia do Autor

Walter Francisco Figueiredo Lowande, Universidade Federal de Alfenas, MG

Doutorado em História pela UNICAMP. Professor Adjunto do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHL) da Universidade Federal de Alfenas, MG (UNIFAL-MG)

Vinícius Pedro Fonseca, Universidade Federal de Alfenas, MG

Graduando do curso de História-Licenciatura da UNIFAL-MG

Pedro Otávio Carvalho Fernandes, Universidade Federal de Alfenas, MG

Graduando do curso de História-Licenciatura da UNIFAL-MG

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Publicado

2019-07-29

Como Citar

Lowande, W. F. F., Fonseca, V. P., & Fernandes, P. O. C. (2019). A Ditadura de 1964-1985 na iniciação à docência: o ensino entre o dever de memória e as disputas midiáticas. História & Ensino, 25(1), 353–372. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p353

Edição

Seção

Artigos