A História Regional e o uso de tecnologias da informação e comunicação (TDIC’s) em sala de aula

Taís Temporim de Almeida, Lourdes Madalena Gazarini Conde Feitosa, Fabio Paride Pallotta, Laís Prestes Redondo, Gabriela Isbaes, Marco Antônio de Morais Júnior

Resumo


Em tempos de globalização torna-se cada vez mais necessário conhecer o local em que se vive, para nele ser possível atuar de forma consciente e cidadã. Frente a este desafio do conhecimento do mais próximo, do que nos diz respeito de onde vivemos e devemos agir em primeiro lugar, bem como da construção e aplicação deste conhecimento como instrumento de ensino e aprendizagem escolar é que se apresenta, nesse artigo, as reflexões e resultados obtidos e compilados durante o ano de 2017, em atividades do projeto de História - “Bairros, patrimônio e memória: a história da cidade de Bauru a partir de seus espaços urbanos”, financiado pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES). As atividades foram desenvolvidas por um grupo de graduandos e professores do curso de História da Universidade do Sagrado Coração de Bauru – SP, com alunos do 6º ano da escola Estadual Edison Gasparini, localizada no Bairro de nome homônimo. Dois desafios foram cruciais para o desenvolvimento desta proposta e nos motivaram a refletir a respeito do tema: primeiro, como o uso de ferramentas das Tecnologias da Informação e Comunicação (TDIC’s) poderia contribuir para a construção de conhecimentos relacionados à história do local com alunos dos anos finais do ensino fundamental (EF), e, segundo, como envolvê-los na formulação deste saber. Desse modo, os resultados compartilhados nesse texto têm por objetivos apresentar as possibilidades de produção de conteúdo em história local com o uso destas tecnologias e a sua articulação com o ensino. Além disso, de contribuir para a disseminação e popularização de informações a respeito destas práticas, que poderão nortear futuras situações escolares no processo de ensino-aprendizagem em História.


Palavras-chave


História; História Local e Regional; Ensino-Aprendizagem; TDIC’S.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n1p160

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Hist. Ensino
E-Issn: 2238-3018
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