A sala de aula no arquivo: análise de uma experiência no Arquivo Público do Estado de São Paulo com alunos da Educação Básica

Autores

  • Stanley Plácido da Rosa Silva Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas http://orcid.org/0000-0003-2840-7251
  • Andresa Cristina Oliver Barbosa Arquivo Público do Estado de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n2p269

Palavras-chave:

Arquivos Permanentes, Difusão Cultural, Mediação da Informação, Ensino de História,

Resumo

O artigo analisa o programa “A sala de aula no Arquivo”, realizado pelo Arquivo Público do Estado entre os anos de 2013 e 2015, cujo objetivo era problematização de documentos de arquivo em seus variados usos na construção do conhecimento histórico em sala de aula. Do mesmo modo, propõe uma reflexão sobre a importância do diálogo entre Arquivos e escolas.

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Biografia do Autor

Stanley Plácido da Rosa Silva, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas

Doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo. Professor do curso de Ciências Econômicas do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

Andresa Cristina Oliver Barbosa, Arquivo Público do Estado de São Paulo

Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.  Atualmente desempenha atividades no Arquivo Público do Estado de São Paulo.

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Publicado

2019-12-01

Como Citar

Silva, S. P. da R., & Barbosa, A. C. O. (2019). A sala de aula no arquivo: análise de uma experiência no Arquivo Público do Estado de São Paulo com alunos da Educação Básica. História & Ensino, 25(2), 269–296. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n2p269

Edição

Seção

Artigos