Notas sobre o ensino de História da Educação no curso de Pedagogia da UEPG (1963-2012)

Névio Campos

Resumo


Este artigo objetiva realizar um mapeamento do ensino de História da Educação no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no período circunscrito entre 1962-2012. Apoia-se nos relatórios da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, nos relatórios e no catálogo geral da Universidade Estadual de Ponta Grossa e nos programas de disciplinas, privilegiando um olhar acerca das denominações e carga horária, ementas e programas, assim como referências das obras utilizadas. A partir dessas fontes e em diálogo com a produção acadêmica é possível sustentar que houve forte continuidade de conteúdos atrelados aos tradicionais recortes temporais da história ocidental (Antiguidade, Idade Média, Períodos Moderno e Contemporâneo) e à tradicional divisão política brasileira (Colônia, Império e República), sem deixar de aparecer alguma alteração com a inclusão de temáticas específicas da educação, como, feminização do magistério, criança e infância, formação de professores. Além disso, observa-se uma presença marcante dos tradicionais manuais de História da Educação, sofrendo grande diminuição a partir do final dos anos de 1990 e início dos anos 2000, o que indica certa aproximação entre a organização do ensino e o campo de pesquisa em História da Educação.


Palavras-chave


História da Educação. Ensino de História da Educação. Curso de Pedagogia. Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Texto completo:

PDF

Referências


ACOSTAS, Felicitas. Ensinar história da educação: reflexões em torno de uma proposta. História da Educação, Porto Alegre, v. 21, n. 52, p. 295-311, 2017.

ARAÚJO, José Carlos Souza; RIBEIRO, Betânia de Oliveira Laterza;

SOUZA, Sauloéber Társio de. Haveria uma historiografia educacional brasileira expressa pelos manuais didáticos publicados entre 1914 e 1972? In: CARVALHO, Marta Maria Chagas de; GATTI JUNIOR, Décio (org.). O ensino de história da educação. Vitória: EDUFES, 2011. p. 95-144.

AZEVEDO, Regina Quintanilha; ISMÉRIO, Clarisse; SILVEIRA, Marilene Vaz. Apontamentos sobre a disciplina história da educação na Universidade da Região da Campanha – URCAMP (1959-2001). História da Educação, Pelotas, n. 19, p. 275-294, abr. 2006.

BASTOS, Maria Helena Camara; BENCOSTTA, Marcus Levy Albino;

CUNHA, Maria Teresa Santos. Uma cartografia da pesquisa em história da educação na região sul: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul (1980-2000). Pelotas: Seiva, 2004.

BASTOS, Maria Helena Camara; BUSNELLO, Fernanda de Bastani; LEMOS, Elizandra Ambrosio. Disciplina história da educação no curso de pedagogia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1942-2002). História da Educação, Pelotas, n. 19, p. 181-212, abr. 2006.

BENCOSTTA, Marcus Levy Albino; VIDAL, Diana Gonçalves. A historiografia da educação paranaense no cenário da História da Educação Brasileira: 10 anos de pesquisa na Universidade Federal do Paraná (1999-2008). Educar em Revista, Curitiba, n. 38, p. 295-315, set./dez. 2010.

BONTEMPI JUNIOR, Bruno. A educação brasileira e a sua Periodização: vestígio de uma identidade disciplinar. Revista Brasileira de História da Educação, Maringá, n. 5, p. 43-68, jan./jun. 2003.

BONTEMPI JUNIOR, Bruno. O ensino e a pesquisa em história da educação brasileira na cadeira de filosofia e história da educação (1933-1962). História da Educação, Pelotas, n. 21, p. 79-105, 2007.

BORGES, Bruno Gonçalves; GATTI JUNIOR, Décio. O ensino de história da educação na formação de professores no Brasil atual. Revista Histedbr Online, Campinas, n. 40, p. 24-48, 2010.

CAMPOS, Névio de. Lugar da história da educação na formação do professor/pedagogo. Educação Unisinos, São Leopoldo, v. 15, n. 2, p. 95-104, maio/ago. 2011.

CAMPOS, Névio de; SOUZA, Eliezer Felix de. Ensino superior nas páginas do Diário dos Campos (1947-1950). Educar em Revista, Curitiba, p. 273-290, 2016.

CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Por entre restos de memória: um relato sobre o ensino de História da Educação no Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da USP (1971-1997). In: CARVALHO, Marta Maria Chagas de; GATTI JUNIOR, Décio (org.). O ensino de história da educação. Vitória: EDUFES, 2011. p. 277-304.

CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Revisitando a historiografia educacional brasileira. In: MENEZES, Maria Cristina (org.). Educação, memória, história: possibilidades, leituras. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 375-401.

CRUZ, Giseli Barreto da. Curso de pedagogia no Brasil – história e formação com pedagogos. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2011.

DALLABRIDA, Norberto. Qual história da educação ensinar? In:

CARVALHO, Marta Maria Chagas de; GATTI JUNIOR, Décio (org.). O ensino de história da educação. Vitória: EDUFES, 2011. p. 337-362.

ESQUINSANI, Rosimar Serena Siqueira. A história da educação no curso de pedagogia da Universidade de Passo Fundo: aportes na história recente em busca de novas perspectivas. História da Educação, Pelotas, n. 19, p. 253-261, abr. 2006.

FARIA FILHO, Luciano Mendes de; RODRIGUES, José Roberto Gomes. A história da educação programada: uma aproximação da história da educação ensinada nos cursos de pedagogia em Belo Horizonte. Revista Brasileira de História da Educação, São Paulo, n. 6, p. 159-176, 2003.

FONSECA, Thais Nivia de Lima e. O período colonial nos manuais de história da educação Brasileira. In: CARVALHO, Marta Maria Chagas de;

GATTI JUNIOR, Décio (org.). O ensino de história da educação. Vitória: EDUFES, 2011. p. 363-387.

GATTI JUNIOR, Décio. A história do ensino de história da educação no Brasil: aspectos teórico-metodológicos de uma pesquisa (1930-2000). História da Educação, Pelotas, v. 12, n. 26, p. 219-246, 2008.

GATTI JUNIOR, Décio. Estudo sobre o processo de constituição do ensino e da pesquisa em história da educação no Brasil (séculos XIX e XX). In:

MORAIS, Christianni Cardoso; PORTES, Écio Antônio; ARRUDA, Maria Aparecida (org.). História da educação: ensino e pesquisa. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 107-123.

GATTI JUNIOR., Décio. Intelectuais e circulação internacional de ideias na construção da disciplina de História da Educação no Brasil (1955-2008). In: CARVALHO, Marta Maria Chagas de; GATTI JUNIOR, Décio (org.). O ensino de história da educação. Vitória: EDUFES, 2011. p. 95-144.

HARTOG, François. Os antigos, o passado e o presente. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2003.

KOSELLECK, Reinhart. Futuro-passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto: Editora PUC-RJ, 2006.

LE GOFF, Jacques. A história deve ser dividida em pedaços?. São Paulo: UNESP, 2014.

MENDEZ, Jorgelina. Entre Europa e América: a escrita da história da educação na Argentina por Lorenzo Luzuriaga. Revista Brasileira de História da Educação, Maringá, v. 14, n. 3, p. 235-256, set./dez. 2014.

MENEZES, Roni Cleber Dias de. Circuito e fronteiras da escrita da história da educação na Ibero-America: experiência de escrita de Lorenzo Luzuriaga na Espanha e na Argentina e sua Apropriação no Brasil. Revista Brasileira de História da Educação, Maringá, v. 14, n. 3, p. 257-280, set./dez. 2014.

MONARCHA, Carlos. História da educação brasileira: formação do campo. Ijuí: Editora Unijuí, 2005.

MORAIS, Christianni Cardoso; PORTES, Écio Antônio; ARRUDA, Maria Aparecida (org.). História da educação: ensino e pesquisa. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

NUNES, Clarice. A disciplina história da educação na formação de professores: desafios contemporâneos. História da Educação, Pelotas, n. 19, p. 173-180, abr. 2006.

NUNES, Clarice. Ensino e historiografia da educação: problematização de uma hipótese. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 1, p. 67-79. 1996.

ORTH, Miguel Alfredo. A disciplina de História da Educação na Faculdade e no Centro Universitário La Salle. História da Educação, Pelotas, n. 19, p. 229-242, abr. 2006.

PASCHE, Aline de Morais Limeira. A história da educação por Thomas Ransom Giles. Revista Brasileira de História da Educação, Maringá, v. 14, n. 3, p. 205-233, set./dez. 2014.

QUADROS, Claudemir de. Aspectos da trajetória da disciplina História da Educação no curso de pedagogia do Centro Universitário Franciscano de Santa Maria: temas clássicos e ordem cronológica. História da Educação, Pelotas, n. 19, p. 213-228, abr. 2006.

QUADROS, Claudemir de. Ensino com pesquisa, educação digital e formação de professores: possibilidades de ensinar e aprender acerca da história da educação. In: CARVALHO, Marta Maria Chagas de; GATTI

JUNIOR, Décio (org.). O ensino de história da educação. Vitória: EDUFES, 2011. p. 17-46.

QUEIROZ, Zuleide Fernandes de. Ensinando história da educação, formando professores-pesquisadores: o ensino da história da educação no curso de pedagogia da Universidade Regional do Cariri. In: CARVALHO, Marta Maria Chagas de; GATTI JUNIOR, Décio (org.). O ensino de história da educação. Vitória: EDUFES, 2011. p. 389-405.

RODRIGUES, José Roberto. O ensino de história da educação: um olhar reflexivo a partir da análise de planos e programas curriculares. In:

CARVALHO, Marta Maria Chagas de; GATTI JUNIOR, Décio (org.). O ensino de história da educação. Vitória: EDUFES, 2011. p. 145-174.

SANTIAGO, Anna Rosa Fontella. O ensino de história da educação na UNIJUI. História da Educação, Pelotas, n. 19, p. 243-251, abr. 2006.

SAVIANI, Dermeval. Ensino, pesquisa e organização na formação do campo da história da educação brasileira. In: MONARCHA, Carlos (org.). História da educação brasileira: formação do campo. Ijuí: Unijui, 2005a. p. 47-114.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia: o espaço da educação na universidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 130, p. 99-134, jan./abr. 2007.

SAVIANI, Dermeval. Reflexões sobre o ensino e a pesquisa em história da educação. In: GATTI JUNIOR., Décio; INÁCIO FILHO, Geraldo (org.). História da educação em perspectiva: ensino, pesquisa, produção e novas investigações. Campinas: Autores Associados, 2005b. p. 7-31.

SILVA, José Cláudio Sooma; FAVARO, Marta Regina Gimenez. Paul Monroe e a circulação de uma modalidade narrativa para se pensar e ensinar as histórias da educação. Revista Brasileira de História da Educação, Maringá, v. 14, n. 3, p. 181-204, set./dez. 2014.

SOUZA, Audrey Pietrobelli. Trajetória da psicologia da educação no curso de pedagogia da UEPG (1962-2012): conformação e consolidação do campo de conhecimento. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2017.

SOUZA, Sauloéber Tarsio de; RIBEIRO, Betânia de Oliveira de. Ensino de História da Educação no Brasil: reflexões sobre o perfil de professores e suas metodologias. História da Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 36, p. 60-76, 2012.

STEPHANOU, Maria. O ensino de história da educação na história da Faculdade de Educação da UFRGS: primeiras aproximações. História da Educação, Pelotas, v. 10, n. 19, p. 293-300, 2006.

TAMBARA, Elomar. História da educação no curso de pedagogia da Universidade Federal de Pelotas. História da Educação, Pelotas, v. 10, n. 19, p. 301-310, 2006.

UEPG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Ponta Grossa. Relatórios. Ponta Grossa: UEPG, 1964.

UEPG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Ponta Grossa. Relatórios. Ponta Grossa: UEPG, 1965.

UEPG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Ponta Grossa. Relatórios. Ponta Grossa: UEPG, 1967.

UEPG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Pró-Reitoria de Graduação. Divisão de Ensino. Programa de disciplinas. Ponta Grossa: UEPG, 1973.

UEPG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Pró-Reitoria de Graduação. Divisão de Ensino. Programa de disciplinas. Ponta Grossa: UEPG, 1979.

UEPG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Pró-Reitoria de Graduação. Divisão de Ensino. Programa de disciplinas. Ponta Grossa: UEPG, 1987.

UEPG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Pró-Reitoria de Graduação. Divisão de Ensino. Programa de disciplinas. Ponta Grossa: UEPG, 1989.

UEPG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Pró-Reitoria de Graduação. Divisão de Ensino. Programa de disciplinas. Ponta Grossa: UEPG, 1991.

UEPG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Pró-Reitoria de Graduação. Divisão de Ensino. Programa de disciplinas. Ponta Grossa: UEPG, 2007.

UEPG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Pró-Reitoria de

Graduação. Divisão de Ensino. Programa de disciplinas. Ponta Grossa: UEPG, 2013.

UEPG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Relatórios. Ponta Grossa: UEPG, 1972.

UEPG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Relatórios. Ponta Grossa: UEPG, 1975.

UEPG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Relatórios. Ponta Grossa: UEPG, 1977.

UEPG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Catálogo geral. Ponta Grossa: UEPG, 1980.

UEPG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Catálogo geral. Ponta Grossa: UEPG, 1985.

UEPG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Catálogo geral. Ponta Grossa: UEPG, 1990.

UEPG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Relatórios. Ponta Grossa: UEPG, 1991.

UEPG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Relatórios. Ponta Grossa: UEPG, 1992.

UEPG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Catálogo geral. Ponta Grossa: UEPG, 1997.

UEPG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Relatórios. Ponta Grossa: UEPG, 1998.

UEPG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Relatórios. Ponta Grossa: UEPG, 1999.

UEPG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Relatórios. Ponta Grossa: UEPG, 2000.

UEPG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Relatórios. Ponta Grossa: UEPG, 2001.

UEPG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Relatórios. Ponta Grossa: UEPG, 2002.

UEPG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Catálogo geral. Ponta Grossa: UEPG, 2007.

VALLE, Hardalla Santos do. Fontes no ensino de história da educação: uma discussão sobre construção do conhecimento. História & Ensino, Londrina, v. 18, n. 1, p. 173-186, jan./jun. 2012.

VIDAL, Diana Gonçalves; FARIA FILHO, Luciano. História da Educação no Brasil: a constituição histórica do campo (1880-1970). Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 23, n. 45, p. 37-70, 2003.

VIEIRA, Carlos Eduardo; ROBALLO, Roberlayne de Oliveira Borges. História e história da educação no projeto de formação de professores na década de 30 no Brasil: problematizando as noções de Afrânio Peixoto. Inter-Ação, Goiânia, v. 32, n. 2, p. 243-259, 2007.

WARDE, Mirian Jorge. Contribuições da história para a educação. Em Aberto, Brasília, v. 9, n. 47, p. 1-11, 1990.

WARDE, Mirian Jorge. Questões teóricas e de método: a história da educação nos marcos de uma história das disciplinas. In: SAVIANI, Dermeval; LOMBARDI, José Claudinei; SANFELICE, José Luiz (org.). História e história da educação: o debate teórico metodológico atual. Campinas: Autores Associados, 1998. p. 88-99.

WARDE, Mirian Jorge. Brincando nos campos do senhor: anotações para uma história da formação dos professores e do ensino da História da Educação no Brasil. In: CARVALHO, Marta Maria Chagas de; GATTI JUNIOR, Décio (org.). O ensino de história da educação. Vitória: EDUFES, 2011. p. 305-335.

WERLE, Flávia Obino Corrêa; CORSETTI, Berenice. História da Educação e a formação do professor na Unisinos. História da Educação, Pelotas, n. 19, p. 263-274, abr. 2006.




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p401

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Hist. Ensino
E-Issn: 2238-3018
DOI10.5433/2238-3018
E-mail: labhis@uel.br