Por entre narrativas e documentos escritos: uma História da escola primária no Sul de Sergipe (1930-1960)

Raylane Andreza Dias Navrro Barreto, Laísa Dias Santos

Resumo


Sob inspiração da História Cultural, neste artigo o objetivo foi analisar os diferentes tipos de escolas primárias existentes nos territórios centro-sul e sul do estado de Sergipe entre os anos de 1930 e 1960. A análise que privilegiou o cruzamento de documentos escritos e memórias de professores revelou que a revelia das reformas educativas e do ideal de escola que elas pressupunham, a sua configuração esteve subordinada aos financiamentos e planos nacionais, mais principalmente, às condições políticas, materiais, culturais e intelectuais dos atores que estiveram diretamente envolvidos em seus específicos processos. Nesse sentido, a união da narrativa e de discursos oficias, possibilitou a compreensão de uma pluralidade de sentidos que além de agregarem características particulares à história da escola primária sergipana, também abre possibilidades para novas versões e escrita da história.


Palavras-chave


Escola primária; Sergipe; Memória; Documento escrito

Texto completo:

PDF

Referências


ALBERTI, Verena. Ouvir contar: textos em história oral. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.

BARRETO, Raylane Andreza Dias; MESQUITA, Ilka Miglio de; SANTOS, Laísa Dias. Por uma história da educação vista por sujeitos simples: cultura e práticas da escola primária no sul sergipano (1930-1960). Revista Educação: Porto Alegre. v. 38. n. 2, p. 249-262. 2015.

CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Tradução de Maria Manuela Galhardo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.

CHARTIER, Roger. A história ou a leitura do tempo. Tradução de Cristina Antunes. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2004.

HOBSBAWM, Eric J. Pessoas Extraordinárias: resistência, rebelião e jazz. São Paulo: Paz e Terra, 1998.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS (Brasil). Organização do ensino primário e normal: XVIII: Estado de Sergipe. Rio de Janeiro, 1950. 53 p. (Boletim, n. 54).

LE GOFF, Jacques. História e memória. Tradução Bernardo Leitão et al. Campinas/SP: Editora da Unicamp, 1990. (Coleção Repertórios).

SANTOS, Laísa Dias; SILVA, Rony Rei do Nascimento. Dos castigos e da disciplina: práticas escolares no território sul sergipano. Interfaces Científicas-Educação, Aracaju: Edunit, v. 1, p. 77-87, 2012.

SANTOS, Magno Francisco de Jesus. Ecos da modernidade: arquitetura dos grupos escolares sergipanos (1911-1926). São Cristóvão: Editora UFS, 2013.

SERGIPE. Decreto-lei n. 25, de 03 de fevereiro de 1931. Dá novo regulamento à Instrução primária do estado. Disponível em: Arquivo público do estado.

SERGIPE. Mensagem apresentada à Assembleia Legislativa do Estado, em 7 de setembro de 1936. Dr. Eronides Ferreira de Carvalho. Sergipe: Arquivo público do estado, 1936.

SERGIPE. Mensagem apresentada à Assembleia Legislativa do Estado, no ano de 1948, pelo Governador do estado José Rollemberg Leite. Sergipe: Arquivo público do estado, 1948.

SERGIPE. Mensagem apresentada à Assembleia Legislativa do Estado, no ano de 1949, pelo Governador do estado José Rollemberg Leite. Sergipe: Arquivo público do estado, 1949.

SERGIPE. Mensagem apresentada à Assembleia Legislativa do Estado no ano de 1951, pelo Governador do Estado José Rollemberg Leite. Sergipe: Arquivo público do estado, 1951.

SERGIPE. Mensagem apresentada à Assembleia Legislativa do Estado, no ano de 1952, pelo Governador do estado Arnaldo Rollemberg Garcez. Sergipe: Arquivo público do estado, 1952.

SERGIPE. Mensagem apresentada à Assembleia Legislativa do Estado, no ano de 1954, pelo Governador do estado Arnaldo Rollemberg Garcez. Sergipe: Arquivo público do estado, 1954.

SERGIPE. Mensagem apresentada à Assembleia Legislativa do Estado, no ano de 1959, pelo Governador do estado Luiz Garcia. Sergipe: Arquivo público do estado, 1959.

SHARPE, Jim. A história vista de baixo. In: BURKE, Peter (org.). A escrita da história: novas perspectivas. Tradução de Magda Lopes. São Paulo: Editora Unesp, 2011. p. 39-64.

THOMPSON, Paul. A voz do passado: história oral. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p453

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Hist. Ensino
E-Issn: 2238-3018
DOI10.5433/2238-3018
E-mail: labhis@uel.br