O ensino de História Antiga em debate: educação com pluralidade ou tradicionalismo acadêmico?

Autores

  • Matheus Vargas de Souza Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p571

Palavras-chave:

Ensino de História, História Antiga, BNCC

Resumo

Este trabalho tem por objetivo problematizar o debate acerca do ensino de História Antiga na Educação Básica, seja nas tentativas de reduzi-lo, seja em sua defesa, na medida em que se faz necessária uma busca por um denominador comum entre a democratização do conhecimento e a dimensão ideológica que um conteúdo contém. O objetivo central é o de permitir ao aluno uma melhor compreensão do mundo a partir de uma educação com pluralidade de conhecimentos, mas evitando a noção de conteúdos “universalmente indispensáveis” em detrimento de uma análise verdadeiramente profunda sobre os usos feitos do passado, e no caso do ensino de História, os usos feitos do passado no próprio passado.

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Biografia do Autor

Matheus Vargas de Souza, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Mestrando em História Social do PPGH-UNIRIO e graduação em Licenciatura em História pela Escola de História da mesma insituição

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Publicado

2019-07-29

Como Citar

Souza, M. V. de. (2019). O ensino de História Antiga em debate: educação com pluralidade ou tradicionalismo acadêmico?. História & Ensino, 25(1), 571–588. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p571

Edição

Seção

Laboratório (artigo)