O ensino de História no currículo paulista: uma análise dos cadernos do professor

Alessandra David, Bia Dias Barbosa de Souza

Resumo


A presente pesquisa analisa o eixo temático “trabalho”, desenvolvido nas Situações de Aprendizagem constantes dos Cadernos de História do Professor do Currículo Paulista. A análise busca compreender as interligações entre os Cadernos disponibilizados e os subsídios que eles oferecem para o desenvolvimento das Situações de Aprendizagem em sala de aula. Os resultados levam-nos a concluir que o eixo temático “trabalho” integra as Situações de Aprendizagem sem permitir abrangência social, política e econômica e, ainda, que a obrigatoriedade do docente em seguir as orientações pedagógicas vigentes no Caderno do Professor não só impede o exercício da autonomia desse profissional, como impossibilita as discussões pertinentes ao desenvolvimento do referido eixo.

Palavras-chave


Ensino de História. Ensino Fundamental. Currículo Paulista

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n1p63

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Hist. Ensino
E-Issn: 2238-3018
DOI10.5433/2238-3018
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