O ensino de História no currículo paulista: uma análise dos cadernos do professor
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ALMEIDA NETO, Antonio Simplicio; CIAMPI, Helenice. A história a ser ensinada em São Paulo. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 31, n. 1, p. 195-221, jan./mar. 2015.
APPLE, Michel W. Ideologia e currículo. Tradução de Vinicius Figueira. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
BITTENCOURT, Circe M. F. (Org.). O saber histórico na sala de aula. 7. ed. São Paulo: Contexto, 2002. (Repensando o ensino).
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: . Acesso em: 28 set. 2015.
DALLAGO, Cleonilda S. T. Relações de trabalho e modo de produção capitalista. In: SEMINÁRIO DE SAÚDE DO TRABALHADOR DE FRANCA, 7., 2010, Franca. Anais eletrônicos... Franca, 2010. Disponível em: . Acesso em: 15 fev. 2016.
GIAVARA, Ana Paula. Entre o discurso e a prática: a implementação do currículo de História para o ensino médio no programa educacional "São Paulo faz Escola". 2012. 206 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, Marília, 2012.
KARNAL, Leandro (Org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2010.
MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. São Paulo: Expressão Popular, 2008.
SACRISTÁN, Jose Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SÃO PAULO (Estado). Currículo do estado de São Paulo: ciências humanas e suas tecnologias. São Paulo: SEE, 2010b.
SÃO PAULO (Estado). Material de apoio ao currículo do estado de São Paulo: caderno do professor: história, ensino fundamental – anos finais, 7ª. série, 8º.ano: 2014-2017. São Paulo: SEE, 2014a. v. 1. Disponível em: . Acesso em: 1 out. 2015.
SÃO PAULO (Estado). Material de apoio ao currículo do estado de São Paulo: caderno do professor: história, ensino fundamental – anos finais, 8ª.série, 9º ano: 2014-2017. São Paulo: SEE, 2014b. v. 2. Disponível em: . Acesso em: 1 out. 2015.
SÃO PAULO (Estado). Material de apoio ao currículo do estado de São Paulo: caderno do professor: história, ensino fundamental - anos finais, 8ª série, 9º ano: 2014-2017. São Paulo: SEE, 2014c. v. 2. Disponível em: . Acesso em: 1 out. 2015.
SÃO PAULO (Estado). Proposta curricular do estado de São Paulo. 2008a. Disponível em: . Acesso em: 16 jul. 2015.
SÃO PAULO (Estado). Resolução SE n. 76, de 7 de novembro de 2008. Dispõe sobre a implementação da proposta curricular do estado de São Paulo para o ensino fundamental e para o ensino médio, nas escolas da rede estadual. 2008b. Disponível em: . Acesso em: 6 mar. 2016
SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Estado da Educação. Apoio à implementação do currículo. 2010a. Programa São Paulo faz Escola. Disponível em: . Acesso em: 15 nov. 2015.
SAVIANI, Dermeval. Histórias das ideias pedagógicas no Brasil. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2013. (Coleção memória da educação).
SILVA, Kalina; Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de conceitos históricos. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2009. Disponível em: . Acesso em: 6 out. 2015.
SILVA, Marcos Antônio; FONSECA, Selva Guimarães. Ensino de história hoje: errâncias, conquistas e perdas. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 31, n. 60, p. 13-33, 2010. Disponível em: . Acesso em: 15 jul. 2015.
YOUNG, Michael. Teoria do currículo: o que é e por que é importante. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 44, n. 151, p. 190-202, jan./mar. 2014.
DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n1p63
Apontamentos
- Não há apontamentos.

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.