O projeto “Primeiro, aprender!” e a disciplina História no Ensino Médio do Ceará (2008-2014)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n1p35

Palavras-chave:

Ensino Médio, Ensino de História, “Primeiro, aprender!”, Ceará.

Resumo

O artigo trata da comunicação de resultados da investigação que teve como objeto o projeto “Primeiro, aprender!”, desenvolvido entre 2008 e 2014, com foco na melhoria do Ensino Médio, a partir da iniciativa da Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Investigamos, particularmente, a autoria, a abordagem histórico-metodológica e os usos escolares do material instrucional produzido no âmbito do projeto. Os fundamentos teóricos da análise foram buscados em Certeau (1998), Chartier (1990), Chervel (1990), Freire (1998, 2001) e Thompson (1981). Houve pesquisa bibliográfica, com consulta aos parâmetros e as diretrizes curriculares nacionais do Ensino Médio, mas, também, aos documentos oficiais relacionados ao “Primeiro, aprender!” no Estado do Ceará. Além disso, houve entrevistas aos autores do material instrucional e aos professores responsáveis por sua implantação. Os resultados apontaram grandes dificuldades na concepção e na implantação do mesmo, com consequências importantes para a análise de projetos desta natureza no âmbito das políticas públicas de educação no Brasil.

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Biografia do Autor

Isaíde Bandeira da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora Adjunta na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central da Universidade Estadual do Ceará (Campus de Quixadá). 

Décio Gatti Júnior, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Educação: História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor Titular de História da Educação da Universidade Federal de Uberlândia.

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Publicado

2018-07-29

Como Citar

Silva, I. B. da, & Gatti Júnior, D. (2018). O projeto “Primeiro, aprender!” e a disciplina História no Ensino Médio do Ceará (2008-2014). História & Ensino, 24(1), 35–62. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n1p35

Edição

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Artigos