O projeto “Primeiro, aprender!” e a disciplina História no Ensino Médio do Ceará (2008-2014)

Isaíde Bandeira da Silva, Décio Gatti Júnior

Resumo


O artigo trata da comunicação de resultados da investigação que teve como objeto o projeto “Primeiro, aprender!”, desenvolvido entre 2008 e 2014, com foco na melhoria do Ensino Médio, a partir da iniciativa da Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Investigamos, particularmente, a autoria, a abordagem histórico-metodológica e os usos escolares do material instrucional produzido no âmbito do projeto. Os fundamentos teóricos da análise foram buscados em Certeau (1998), Chartier (1990), Chervel (1990), Freire (1998, 2001) e Thompson (1981). Houve pesquisa bibliográfica, com consulta aos parâmetros e as diretrizes curriculares nacionais do Ensino Médio, mas, também, aos documentos oficiais relacionados ao “Primeiro, aprender!” no Estado do Ceará. Além disso, houve entrevistas aos autores do material instrucional e aos professores responsáveis por sua implantação. Os resultados apontaram grandes dificuldades na concepção e na implantação do mesmo, com consequências importantes para a análise de projetos desta natureza no âmbito das políticas públicas de educação no Brasil.

Palavras-chave


Ensino Médio; Ensino de História; “Primeiro, aprender!”; Ceará.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n1p35

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Hist. Ensino
E-Issn: 2238-3018
DOI10.5433/2238-3018
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