A aula-oficina como campo metodológico para a formação de professores em História: um estudo sobre o PIBID/História/UEL

Autores

  • Marlene Rosa Cainelli Universidade Estadual de Londrina
  • Elizabete Cristina de Souza Tomazini Secretaria de Estado da Educação do Paraná. http://orcid.org/0000-0003-1266-2813

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2017v23n2p11

Palavras-chave:

Educação Histórica, Aula-oficina, Formação de professores, PIBID

Resumo

Nossa investigação foi realizada a partir de relatórios e entrevistas com pibidianos que atuaram nos anos de 2011 e 2012 no curso de História da Universidade Estadual de Londrina. Os pibidianos revelaram como acreditavam na possibilidade de exercer a docência a partir dos pressupostos da Educação Histórica, em especial, o modelo de aula-oficina. Neste artigo apresentamos as discussões sobre a utilização da aula oficina nas experiências do PIBID e posteriormente em sala de aula a partir das entrevistas realizadas com os pibidianos que agora são professores da educação básica. Pesquisadores deste campo teórico, como Barca (2001a;2011), defendem que devemos ter um olhar atento sobre a formação inicial ofertada aos graduandos. Este artigo procura trazer contribuições para as reflexões sobre a formação inicial de professores de História, no sentido de entender que é necessário integrar os conhecimentos teóricos e práticos nos currículos dos cursos de licenciatura.

Palavras chaves:  educação histórica, aula-oficina, formação de professores, PIBID.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marlene Rosa Cainelli, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em História pela Universidade Federal do Paraná. Professora na Universidade Estadual de Londrina.

Elizabete Cristina de Souza Tomazini, Secretaria de Estado da Educação do Paraná.

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. Professora da Secretaria de Estado da Educação do Paraná.

Referências

BARCA, Isabel. (Org.). Para uma educação histórica de qualidade. Braga: Universidade do Minho, 2004b. BARCA, Isabel. Aula oficina: do projeto à avaliação. In: JORNADA DE EDUCAÇÃO HISTÓRICA, 4., 2004, Braga. Anais... Braga: Centro de Investigação em Educação (CIED), Universidade do Minho, 2004a, p. 131-144.

BARCA, Isabel. Educação histórica: uma nova área de investigação. Revista da Faculdade de Letras e História, Porto, n. 2, p. 13-21, 2001.

BARCA, Isabel. Ensinar história de modo linear faz com que os alunos se lembrem só dos marcos cronológicos. Revista Nova Escola, São Paulo, ed. 260, mar. 2013. Entrevista concedida a Bruna Nicolielo.

BARCA, Isabel. Ideias chave para a educação histórica: uma busca de (inter) identidades. História Revista, Goiânia, v. 17, n. 1, 2012, p. 37- 51. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/historia/article/view/21683. Acesso em: 10 jan. 2017.

BARCA, Isabel. O papel da educação histórica no desenvolvimento social. In CAINELLI, Marlene; SCHMIDT, Maria Auxiliadora (Org.). Educação história: teoria e pesquisa. Ijuí: Ed. da UNIJUI, 2011.

CAIMI, Flavia Eloisa. Por que os alunos (não) aprendem História? Reflexões sobre ensino, aprendizagem e formação de professores de História. Revista Tempo, Rio de Janeiro, v. 11, n. 21, p. 17-32, 2007.

CAINELLI, Marlene. A Escrita da História e os Conteúdos Ensinados na Disciplina de História no Ensino Fundamental. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 26, n. 51, p. 163-184, 2012.

CAINELLI, Marlene. Educação histórica: ensinando e aprendendo história no ensino fundamental: texto mesa redonda. In: ENCONTRO NACIONAL DOS PESQUISADORES DO ENSINO DE HISTÓRIA. Metodologias e Novos Horizontes, 8., 2008, São Paulo. Anais... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2008a.

CAINELLI, Marlene. Os saberes docentes de futuros professores de história: a especificidade do conceito de tempo. Currículo sem Fronteiras, Porto, v. 8, n. 2, p.134-147, jul./dez. 2008b.

CAINELLI, Marlene; SCHMIDT, Maria Auxiliadora (Org.). Educação história: teoria e pesquisa. Ijuí: UNIJUI, 2011.

GAGO, Marília. Consciência histórica e narrativa: concepções de professores. 2007. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Minho, Braga.

GEVAERD, Rosi Terezinha Ferrarini. A narrativa histórica como uma maneira de ensinar e aprender história: o caso da história do Paraná. 2009. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

LEE, Peter. Em direção a um conceito de literacia histórica. Educar em Revista, Curitiba, n. esp. p. 1-14, 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?. Acesso em: 10 mar. 2016.

LEE, Peter. Progressão da compreensão dos alunos em História. In: BARCA, Isabel (Org.). Perspectivas em Educação Histórica. Braga: Universidade do Minho, 2001, p. 13-27.

MONTEIRO. A. A prática de ensino e a formação inicial de professores. 2001. Disponível em: http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao/0032a.html. Acesso em: ago. 2016.

RIBEIRO, Iolanda S.; ALMEIDA, Leandro S.; GOMES, Carlos. Conhecimentos prévios, sucesso escolar e trajectórias de aprendizagem: do 1º para o 2º ciclo do ensino básico. Avaliação Psicológica, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 127-133, dez. 2006.

RÜSEN, Jörn. Narrativa histórica: fundamentos, tipos, razão. In: SCHMIDT, Maria Auxiliadora (Org.). Jörn Rüsen e o ensino de História. Curitiba: Ed. da UR, 2010, p. 93-108.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora; GARCIA, Tânia Maria Braga. Pesquisas em Educação Histórica: algumas experiências. Educar, Curitiba, n. esp., p. 11-31, 2006.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude; LAHAYE, Louise. Os professores face ao saber: esboço de uma problemática do saber docente. Teoria e Educação, Porto Alegre, v. 4, p. 215-233, 1991.

THEOBALD, Henrique Rodolfo. Investigação de conhecimentos prévios no ensino de história. Fóruns Contemporâneos de Ensino de História no Brasil (on-line), Campinas, 2013. Disponível em: http://ojs.fe.unicamp.br/index.php/FEH/article/view/5231/4174. Acesso em: 10 jan. 2017.

Downloads

Publicado

2017-12-27

Como Citar

Cainelli, M. R., & Tomazini, E. C. de S. (2017). A aula-oficina como campo metodológico para a formação de professores em História: um estudo sobre o PIBID/História/UEL. História & Ensino, 23(2), 11–33. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2017v23n2p11

Edição

Seção

Artigos