“Simples, atrahente e commovente”: o ensino de História nos programas dos grupos escolares sergipanos (1912-1924)

Autores

  • Magno Francisco de Jesus Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n1p165

Palavras-chave:

Ensino de História, Programas escolares, Grupos escolares, Sergipe

Resumo

Nos últimos decênios, as discussões acerca do ensino de história foram responsáveis pela constituição de um novo e fértil campo de pesquisa histórica. Todavia, apesar dos importantes avanços em determinadas temáticas, ainda é visível a escassez de estudos sobre a História do ensino de História em períodos anteriores à segunda metade do século XX. Este artigo tem como escopo problematizar as propostas de Ensino de História no estado de Sergipe no período entre 1912 e 1924, por meio dos programas de ensino atribuídos aos grupos escolares. Com isso, torna-se possível entender algumas vicissitudes sobre a História ensinada para a infância brasileira ao longo dos dois últimos decênios da Primeira República, bem como a compreensão sobre a relação entre o ensino de História pátria e o de História regional.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Magno Francisco de Jesus Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em História pela UFF. Professor do Departamento de História, do Programa de Pós-Graduação em História e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História da Universidade Federal Fluminense.

Referências

ANDRADE, Helvécio de. Programma para o curso primário nos grupos escolares e escolas isoladas do Estado. Aracaju: Estado de Sergipe, 1917.

AZEVEDO, Esmeralda Masson. Licções de História do Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: Macedo, 1916.

BARROSO, Cristina de Almeida Valença Cunha. Reformas educacionais e a pedagogia moderna: mudanças no pensar e fazer pedagógico da Escola Normal (1911-1931). 2011. Tese (Doutorado em Educação) - UFBA, Salvador, 2011.

BERSTEIN, Serge. A cultura política. In: RIOUX, Jean-Pierre; SIRINELLI, Jean-François. Para uma História Cultural. Lisboa: Estampa, 1998.p. 349-363.

BEZERRA, Abdias. Programma para o curso primário elementar e superior de 1924. Aracaju: Estado de Sergipe, 1924.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Pátria, civilização e trabalho: o ensino de História nas escolas paulistas (1917-1939). São Paulo: Loyola, 1990.

BITTENCOURT, Circe. Abordagens históricas sobre a história escolar. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 1, n. 36, p. 83-104, 2011.

BITTENCOURT, Circe. Livro didático e saber escolar (1810-1910). Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

CARVALHO, José Murilo de. A formação das almas: o imaginário da república no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.

CERTEAU, Michel de. A operação historiográfica. In: CERTEAU, Michel de. A escrita da história. Tradução Maria de Lourdes Menezes. Rio de Janeiro: Forense universitária, 2006.

CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 2, p. 177-229, 1990.

FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Dos pardieiros aos palácios: forma e cultura escolar em Belo Horizonte (1906-1918). 2. ed. Uberlândia: EDUFU, 2014.

FREIRE, Laudelino. História de Sergipe: resumo didáctico para uso das escolas públicas primárias. Aracaju: Typographia Estado de Sergipe, 1898.

FREIRE, Laudelino. História do Brasil: resumo didáctico especialmente destinado à 3ª série do curso de adoptação do colégio militar. Revista Didáctica. Rio de Janeiro, jan./ out. 1903.

FREITAS, Itamar. Histórias do ensino de história no Brasil. 2. São Cristóvão: EDUFS, 2010. v. 2.

FREITAS, Itamar. Histórias do Ensino de História no Brasil. São Cristóvão: EDUFS, 2006. v.1.

GOES, Baltazar de Araújo. Pedagogia: apostillas de pedagogia: precedidas de noções de Psycologia colhida de bons mestres. Rio de Janeiro: Orosco, 1905.

GÓES, Baltazar de Araújo. Programma para o ensino primário, espacialmente os grupos escolares. Aracaju: Estado de Sergipe, 1912.

GOMES, Ângela de Castro. Cultura política e cultura histórica no Estado Novo. In: SOIHET, Rachel; GONTIJO, Rebeca; GOMES, Ângela de Castro. Culturas Políticas e leituras do passado: historiografia e ensino de História. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007. p. 43-64.

GOMES, Ângela de Castro. História de chinelo: o ensino de História através do rádio no Brasil dos anos 1950. In: ROCHA, Helenice; MAGALHÃES, Marcelo; GONTIJO, Rebeca (Org.). O ensino de história em questão: cultura histórica, usos do passado. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2015.

GOODSON, Ivor. Currículo: teoria e história. Petrópolis: Vozes, 1995.

GUARANÁ, Armindo. Dicionário Biobibliográfico Sergipano. Rio de Janeiro: Pongetti, 1925.

HARTOG, François. Memória de Ulisses: narrativas sobre a fronteira na Grécia antiga. Tradução Jacyntho Lins Brandão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004.

KOSELLECK, Reinhart. Futuro Passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Tradução Wilma Patrícia Maas e Carlos Almeida Pereira. Rio de Janeiro: Contraponto-Ed. PUC-Rio, 2006.

MAGALHÃES, Marcelo de Souza; GONTIJO, Rebeca. O presente como problema historiográfico na Primeira República em dois manuais escolares. Revista História Hoje, São Paulo, v. 2, n. 4, p. 81-101, 2013.

MARTINS, Marcos Lobato. História Regional. In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Novos temas nas aulas de história. São Paulo: Contexto, 2010. p. 135-152.

MUNAKATA, Kazumi. O livro didático como indício da cultura escolar. Revista História da Educação, Porto Alegre, v. 20, n. 50, p. 119-138, 2016.

SANTOS, M. A Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe e a invenção da historiografia sergipana. In: ALBUQUERQUE, S.; SANTOS, M.; SANTOS, A. (Org.). História, Memória e Comemorações na Casa de Sergipe: os 100 anos do IHGSE. Aracaju: IHGSE, 2014. p. 107-156.

SANTOS, Magno Francisco de Jesus. Ecos da Modernidade: a arquitetura dos grupos escolares sergipanos (1911-1926). São Cristóvão - SE: EDUFS, 2013.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos. História do ensino de história no Brasil: Uma proposta de periodização. Revista História da Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 34, p. 73-91, 2012.

SILVA, Cristiani Bereta da (Org.). Educar para a nação: cultura política, nacionalização e ensino de história nas décadas de 1930 e 1940. Curitiba: CRV, 2014.

SOUZA, Rosa Fátima de. Templos de Civilização: a implantação da escola primária graduada no estado de São Paulo (1889-1910). São Paulo: UNESP, 1998.

VIÑAO FRAGO, António. Do espaço escolar e da escolar como lugar: propostas e questões. In: FRAGO, Antonio Vrao; ESCOLANO, Austin. Currículo, espaço e subjetividade: a arquitetura como programa. Tradução Alfredo Veiga Neto. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

Downloads

Publicado

2018-07-29

Como Citar

Santos, M. F. de J. (2018). “Simples, atrahente e commovente”: o ensino de História nos programas dos grupos escolares sergipanos (1912-1924). História & Ensino, 24(1), 165–197. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n1p165

Edição

Seção

Artigos