Reflexões sobre o processo formativo de docentes em contextos mediados pela língua escrita

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n1p83

Palavras-chave:

Ensino de História. Formação de professores. Língua escrita

Resumo

O presente trabalho se propõe a relatar e analisar uma experiência de formação continuada, no formato de curso de extensão, voltada a professores da rede municipal de Campos dos Goytacazes/RJ, e ocorrida no âmbito do projeto de pesquisa “Experiências da modernidade na arte e na política”. A experiência foi realizada em 2014/2015, atendendo a 30 assistentes. No projeto, considerou-se que os saberes docentes são temporais, variados e heterogêneos, situados e personalizados, concepção que torna possível vislumbrar esses saberes como elemento central dos processos formativos. Além disso, pressupõe-se que os professores não se limitam a executar currículos, mas também os elaboram, definem e reinterpretam a partir do que pensam, do que acreditam e valorizam, destacandose, nesse contexto, o papel do registro escrito enquanto instrumento cultural de aprendizagem. No texto, coloca-se em relação produções visuais e textuais de um dos docentes do curso, destacando-se a relação de diálogo do sujeito com seus saberes de maneira consciente e mediada pela escrita no contexto de produção de várias versões de um plano de aula. As conclusões apontam o potencial formativo da escrita quando compreendida a natureza dialógica, responsiva e autoconstitutiva da linguagem no desenvolvimento das reflexões dos docentes sobre a natureza do conhecimento histórico escolar.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Aparecida Lima dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da USP. Professora da Faculdade de Educação (FAED), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Referências

AISENBERG, Beatriz. Usos de la escritura en la enseñanza de la Historia. Revista Opsis, Catalão, GO, v. 13, n. 1, p. 45-52, jan. /jun. 2013.

ALARCÃO, Isabel. Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Ed. Porto, 1996.

ANHORN, Carmen Teresa Gabriel. Um objeto de ensino chamado História: a disciplina de História nas tramas da didatização. Rio de Janeiro: Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica, 2003.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas: magia, arte, técnica e política. São Paulo: Brasiliense, 1985. v. 1. CAIMI, Flávia E. Aprendendo a ser professor de história. Passo Fundo: Ed. UPF, 2008.

CHARLOT, Bernard. Relação com o saber, formação de professores e globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005

FREITAS, Maria Teresa de. Letramento digital e formação de professores. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 3, p. 335-352, dez. 2010.

GARCÍA-PÉREZ, Francisco F.; IGLESIAS, Francisco Javier Merchán; Una metodología basada en la idea de investigación para la enseñanza de la historia. In: ALDEROQUI, Silvia; AISENBERG, Beatriz, (Coord.). Didáctica de las Ciencias Sociales: aportes y reflexiones. Buenos Aires: Paidós, 1994. p. 183-204.

GEJÃO, Natália G. A fotografia como mediador cultural na construção do conhecimento histórico escolar. Antíteses, Londrina, v. 2, n. 3, p. 257-267, jan. / jun. 2009.

KNAUSS, Paulo. O desafio de fazer História com imagens: arte e culutra visual. ArtCultura, Uberlândia, v. 8, p. 97-115, jan. /jun. 2006. LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, jan. /abr. 2002.

LAVILLE, Claude. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

LEITE, Miriam Moreira. Retratos de família. São Paulo: Edusp/Fapesp, 1993. LERNER, Delia. Situações de “dupla conceitualização”. In: CARDOSO, Beatriz et. al. Ensinar: tarefa para profissionais. Rio de Janeiro: Record, 2007.

LIMA, Solange Ferraz; CARVALHO, Vânia Carneiro de. Fotografia: usos sociais e historiográficos. In: PINSK, Carla B.; LUCA, Tania de. O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2009. p. 29-60.

MARSON, Adalberto. Reflexões sobre o procedimento histórico. In: SILVA, Marcos A. Repensando o ensino de História. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1986. p. 37-67.

MENEZES, Ulpiano B. de. Fontes visuais, cultura visual, História visual: balanço provisório, proposta cautelares. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 23, n. 45, p. 11-36, 2007.

MOLINA, Ana Heloisa. Ensino de História e imagens: possibilidades de pesquisa. Domínios da Imagem, Londrina, ano 1, n. 1, p. 15-29, nov. 2007.

MONTEIRO, Ana Maria F.C. A história ensinada: algumas configurações do saber escolar. Revista História & Ensino, Londrina, v. 9, p. 9-35. out. 2003

NÓVOA, Antonio. As palavras das imagens: retratos de professores (século XIX-XX). Atlântida: Revista de Cultura, v. 46, p. 101-122, 2000. Disponível em: Acesso em: 1 abr. 2018.

PIGNATELLI, Frank. Que posso fazer? Foucault e a questão da liberdade e da agência docente. In: Silva, Tomaz Tadeu (Org.). O sujeito da educação estudos foucaultianos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

PIMENTA, Selma Garrido. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.

POUPART, Jean et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2010. POZO, Juan I. Solução de problemas: aprender e resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

PRATS, Joaquín. Ensinar História no contexto das Ciências Sociais: princípios básicos. Revista Educar, Curitiba, n. esp., p. 191-218, 2006.

PRATS, Joaquín. Geografia e História: investigación, innovación y buenas prácticas. Barcelona: Graó, 2011.

PROST, Antoine. Doze lições sobre a História. Campinas: Autêntica, 2008. RORTY, Richard M. The linguistic turn: essays in philosophical method. Chicago: University of Chicago Press, 1992.

SAUTCHUK, Inez. A produção dialógica do texto escrito: um diálogo entre o escritor e o leitor interno. São Paulo: M. Fontes, 2003.

TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação [online], Rio de Janeiro, n. 13, p. 5-24, 2000.

TARDIF, Maurice; RAYMOND, Danielle. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade, São Paulo, ano 21, n. 73, p. 209-244, dez. 2000.

TORRUELLA, Maria Feliu; CARDONA, Francesc Xavier Hernández. 12 ideas claves: enseñar y aprender Historia. Barcelona: Graò, 2011.

TRÈPAT, Cristófol A. Procedimientos en História: un punto de vista didáctico. Barcelona: Graó, 1996.

VINCENT, Guy; LAHIRE, Bernard; THIN, Daniel. Sobre a história e a teoria da forma escolar. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 33, p. 7-47, jun. 2001.

VYGOSTY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Cortez, 2001

Downloads

Publicado

2018-07-29

Como Citar

Santos, M. A. L. dos. (2018). Reflexões sobre o processo formativo de docentes em contextos mediados pela língua escrita. História & Ensino, 24(1), 83–110. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n1p83

Edição

Seção

Artigos