Estágio supervisionado em História: as vivências, desafios e possibilidades do graduando na prática docente
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BARCA, I. Literacia e Consciência Histórica. Educar em Revista, Curitiba, n. Especial, p. 93-112, 2006.
BITTENCOURT, C. M. F. Ensino de História: fundamentos e métodos. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009. v. 1.
BOSI, E. Memória e Interação. In: BOSI, E.. Memória e Sociedade. São Paulo: Companhia das Letras, 1994. p. 405-432.
CAIMI, F. Contextos discursivos sobre formação de professores e ensino de história. In: CAIMI, F. Aprendendo a ser professor de história. Passo Fundo: UPF, 2008. p.81-100.
CARRETERO, M. Três Sentidos da História. In: CARRETERO, M. Documentos de Identidade: a construção da memória histórica em um mundo globalizado. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 31-67.
COLÉGIO ESTADUAL TIRADENTES. Projeto Político Pedagógico. 2010. Disponível em: . Acesso em: 15 mar. 2017. COLÉGIO TIA ANA MARIA. Projeto Político Pedagógico. Informações coletadas no site institucional. Disponível em: Acesso em: 15 mar. 2017.
EMICIDA, J. Guetto. Boa Esperança (Videoclipe Oficial). O Glorioso retorno de quem nunca esteve aqui. SP: Laboratório Fantasma, 2013. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=AauVal4ODbE. Acesso em: 15 mar. 17.
MORENO, J.; LOPES, S. História: Cultura e Sociedade: memória das origens. 2. ed. Curitiba: Positivo, 2013.
MUNANGA, Kabengele. Trecho de entrevista publicada online. Nova legislação e política de cotas desencadariam ascensão econômica e inclusão dos negros, diz professor.2010. Disponível em: https://www.pambazuka.org/node/61120. Acesso em: 15 mar. 2017.
OLIVEIRA, R. Famílias, poder e riqueza: redes políticas no Paraná em 2007. Sociologias, Porto Alegre, ano 9, n.18, p. 150-169, jun./dez. 2007. SCHMIDT, M. Construindo conceitos no ensino de História: a captura lógica da realidade social. História e Ensino, Londrina, v. 5, p. 147-163, out. 1999.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. D. João Carioca - A corte portuguesa chega ao Brasil 1808-1821. Companhia das Letras, 2008.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. Uma história de diferenças e desigualdades: As doutrinas raciais do século XIX. In: SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil 1870-1930. São Paulo: Cia. Das Letras, 1993.
SOUZA, Marina de Mello E. África e Brasil Africano. 3. ed. São Paulo: Ática, 2012.
DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2017v23n2p207
Apontamentos
- Não há apontamentos.

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.