Seleção e os usos dos livros didáticos de História para os anos iniciais do ensino fundamental: algumas questões a partir do olhar de duas professoras

Autores

  • Cristiani Bereta da Silva Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC
  • David de Souza João Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p509

Palavras-chave:

Livro Didático, Anos iniciais, Ensino de História

Resumo

A presente discussão constitui recorte de pesquisa mais abrangente desenvolvida no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da UDESC, que investiga as escolhas, representações e usos dos livros didáticos de História de duas professoras que atuam nos 4o e 5o anos do Ensino Fundamental, em escolas públicas estaduais de Laguna/SC. Neste artigo o objetivo é discutir as relações estabelecidas entre as prescrições e avaliações do Estado relativas ao livro didático e as expectativas e representações construídas e reelaboradas pelas professoras, a partir de suas experiências no decorrer do processo de escolha dos livros, no PNLD de 2013. As análises apoiam-se principalmente em entrevistas orais realizadas com duas professoras, nomeadas na pesquisa de Joana e Maria. Neste trabalho, que se utiliza da metodologia da história oral,  as fontes orais são compreendidas como possibilidades narrativas portadoras de significados, sujeitas a elaborações subjetivas, versões e interpretações feitas de lembranças, simulações, esquecimentos e ocultações. O interesse principal recai na singularidade com que essas professoras utilizam o livro didático de História e sobre como as políticas públicas voltadas ao livro e ao ensino de História ressoam em seu cotidiano de trabalho e aparecem reelaboradas em suas narrativas. 

Palavras-chave: livro didático de História; anos iniciais; ensino de História.  

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cristiani Bereta da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC

Doutorado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Titular do Departamento de História da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

David de Souza João, Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC

Mestre em Educação (PPGE-UDESC). Professor de História da Rede Estadual de Santa Catarina. 

 

Referências

ALBERTI, Verena. Fontes orais: história dentro da História. In: PINSKY, Carla Bassanezi (org.). Fontes Históricas. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2006. p. 155-234.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Produção didática de História: trajetórias de pesquisas. Revista de História, São Paulo, n. 164, p. 487-516, jan./jun. 2011. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/19206. Acesso: 3 set. 2015.

BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2013. História. Ensino fundamental anos iniciais. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2012.

CAIMI, Flávia Heloisa. O que sabemos (e o que não sabemos) sobre o livro didático de história: estado do conhecimento, tendência e perspectivas. In: GALZERANI, Maria Carolina Bovério; BUENO, João Batista Gonçalves; JUNIOR, Arnaldo Pinto (org.). Paisagens da Pesquisa Contemporânea sobre o livro didático de História. Campinas: Centro de Memória/Unicamp, 2013. p.35-52.

CAIMI, Flávia Heloisa. O livro didático de história e suas imperfeições: repercussões do PNLD após 20 anos. In: ROCHA, Helenice; REZNIK, Luis; MAGALHÃES, Marcelo de Souza (org.). Livros didáticos de história: entre políticas e narrativas. Rio de Janeiro: FGV, 2017. p.33-54.

CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Revista Educação e pesquisa. São Paulo, v. 30, n. 3, p. 549-566, set/dez. 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517- 97022004000300012&script=sci_arttext. Acesso: 29 mai. 2015.

DELGADO, Lucilia de Almeida Neves. História oral: memória, tempo, identidades. Belo Horizonte, Autêntica, 2006.

FIORI, Almeida Neide; LUNARDON, Regina, Ivone. Santa Catarina de todas as gentes: História e Cultura: 4 o ou 5o ano de História: PNLD 2010/2012. Curitiba, 2009.

FONSECA, Selva Guimarães. Fazer e ensinar história. Belo Horizonte: Dimensão, 2009.

JOÃO, David de Souza. Duas professoras e o ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental em Laguna/SC. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) -Florianópolis: UDESC, 2014.

MIRANDA, Sonia Regina; LUCA, Tania Regina de. O livro didático de história hoje: um panorama a partir do PNLD. Revista Brasileira de História, v. 24, n. 48, p. 124-144, 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102- 01882004000200006. Acesso: 29 mai. 2015.

MUNAKATA, Kazumi. Histórias que os livros didáticos contam, depois que acabou a ditadura no Brasil. In: FREITAS, Marcos Cezar de (org.). Historiografia brasileira em perspectiva. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2005. p. 271-296.

MUNAKATA, Kazumi. O livro didático: alguns temas de pesquisa. Revista Brasileira de História da Educação, v. 12, n. 3 [30], p. 179-197, set./dez. 2012. Disponível em: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38817. Acesso: 3 set. 2015.

OTTO, Clarícia. O ensino de história nos primeiros anos de escolarização: produzir e mediar conhecimentos. In: CARVALHO, Diana Carvalho; LATERMAN, Ilana; GUIMARÃES, Leandro Belinaso; BORTOLOTTO, Nelita. Relações interinstitucionais na formação de professores. Araraquara: Junqueira & Marin: Florianópolis: FAPEU, 2009. p. 167-185.

PORTELLI, Alessandro. O que faz a história oral diferente. Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História e do Departamento de História da PUC/SP, São Paulo, n. 14, p. 25-39, fev. 1997.

SCHATZMANN, Marilane. Artes de viver, artes de aprender: o ensino de história na trajetória de duas professoras de anos iniciais. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2010.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude; LAHAYE, Louise. Os professores face ao saber: esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação. Porto Alegre: Pannonica, n. 4, p. 215-233, 1991.

Downloads

Publicado

2019-07-29

Como Citar

Silva, C. B. da, & João, D. de S. (2019). Seleção e os usos dos livros didáticos de História para os anos iniciais do ensino fundamental: algumas questões a partir do olhar de duas professoras. História & Ensino, 25(1), 509–528. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p509

Edição

Seção

História nos Anos Iniciais