O papel da História na formação moral do educando segundo Kant

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DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2017v23n1p57

Palavras-chave:

Kant, Educação, História, Moralidade, Ética

Resumo

Considerando a Filosofia e a Pedagogia de Kant, buscaremos expor alguns argumentos e considerações acerca do papel da história na possível formação moral e atuação ética do educando. A formação moral do aluno, via educação, implica, de acordo com o pensamento kantiano, no desenvolvimento da autonomia moral e na realização de ações éticas propriamente ditas. Então colocamos: em Kant, como pode ocorrer, via educação, a formação do ser humano autônomo e ético? Tendo em vista a questão, abordaremos algumas obras do pensamento kantiano, para, nesse momento, buscar esclarecer a função da história no processo de desenvolvimento e formação moral do educando e em sua futura ação ética no mundo. Segundo Kant, qual pode ser o papel da história no trato dos preceitos e ensinamentos morais, na formação e desenvolvimento, na divulgação, no reforço e na realização dos princípios morais na vida e vivências da natureza humana? Eis a ocasião de análise e de avaliação da educação a partir da compreensão dos seus fundamentos.

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Biografia do Autor

Renata Cristina Lopes Andrade, Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/ Campus de Marília). Professora visitante na Universidade Federal de Goiás/ Regional Jataí (UFG).

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Publicado

2017-10-31

Como Citar

Andrade, R. C. L. (2017). O papel da História na formação moral do educando segundo Kant. História & Ensino, 23(1), 57–70. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2017v23n1p57

Edição

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Artigos