Um lugar na História para a Didática da História

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2017v23n1p11

Palavras-chave:

Didática da História, Formação do historiador, Pesquisa histórica

Resumo

Esse texto almeja oferecer uma leitura breve sobre as mudanças na Didática da História, delinear um novo conceito de Didática da História que incorpora as mudanças havidas no período recente e a situação atual do debate e, a partir de exemplo, delinear algo do campo, objeto, métodos e objetivos da Didática da História dentro da pesquisa histórica. Argumenta-se que a disciplina, que compõe a propedêutica do profissional de História, deve também constituir um espaço na formação e nos estudos pós-graduados em História, consideradas as suas especificidades: produção de textos históricos, mas não historiográficos, empiria diversa tratada com metodologia igualmente diversificada e capacidade de aportar à História uma reflexão sobre si mesma e seus critérios de validade dos enunciados a partir de “fora” do âmbito específico da ciência.

 

Palavras-chave: Didática da História. Formação do historiador. Pesquisa histórica.

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Biografia do Autor

Luis Fernando Cerri, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor Associado da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). 

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Publicado

2017-10-31

Como Citar

Cerri, L. F. (2017). Um lugar na História para a Didática da História. História & Ensino, 23(1), 11–30. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2017v23n1p11

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Artigos