Possibilidades de utilização do cinema no processo ensino-aprendizagem de história: um estudo de caso das escolas de Campo Bom-RS

Vitória Duarte Wingert, Márcia Blanco Cardoso

Resumo


A presente pesquisa propõe-se a discutir o uso do cinema em sala de aula pelos professores de História, e como se dá essa formação e planejamento por parte dos docentes. A partir disso foi realizado um estudo com os professores de História da rede municipal de ensino de Campo Bom/RS, reconhecida por espaços de formação continuada e estrutura adequada para utilização de tecnologias em sala de aula. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, a partir de autores como FERRO, SEVERO, SCHIMIDT e NAPOLITANO, entre outros, além de pesquisa qualitativa a partir de entrevistas estruturadas. Verificou-se que os professores utilizam esse recurso de variadas e criativas formas, como possibilidades de reflexão e análise de conceitos, épocas e alguns, inclusive, realizando produção fílmica.


Palavras-chave


Ensino de História; Cinema; Cinema em sala de aula; Campo Bom - RS

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2021v27n1p

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Hist. Ensino
E-Issn: 2238-3018
DOI10.5433/2238-3018
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