Aprendizagem histórica e cultura histórica: Contributos para investigações sobre o lugar da intersubjetividade na formação histórica.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n2p247

Palavras-chave:

Aprendizagem histórica, Cultura histórica, Intersubjetividade

Resumo

No presente texto, a proposta é analisar os conceitos de cultura histórica, consciência histórica e sua complexa relação quando pensando a aprendizagem histórica, além de apontar suas contribuições para investigações que busquem entender o envolvimento do sujeito aprendiz com artefatos culturais portadores de discurso histórico. Tais reflexões são pautadas no âmbito das pesquisas sobre ensino e aprendizagem da história a partir dos estudos da Educação Histórica sob a conceptualização da aprendizagem histórica extraídas do filosofo da história Jörn Rüsen. Neste sentido, a partir das contribuições sobre a intersubjetividade e verdade trazida por Marcelo Fronza e da problematização do lugar do sentimento e da razão conforme Bodo V. Borries, a didática da história alemã surge como campo de investigação que possibilita profícuos debates na problematização do envolvimento sujeito, artefatos culturais e conhecimento histórico no entrelaço entre consciência histórica e cultura histórica.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rafael Reinaldo Freitas, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestrando em História pela Universidade Federal de Mato Grosso.

Referências

ALVES, R. C. Aprender História com Sentido para a Vida: consciência histórica em estudantes brasileiros e portugueses. 2011. 322 f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

BONETE, W. J.; FREITAS, R. R. Cultura Histórica e Identidade: contribuições conceituais para investigações sobre a formação histórica docente. Revista Labirinto. Porto Velho-RO, Ano XV, v. 22, p. 156-176, 2015

DIVARDIM, T.; SCHMIDT, M. A. Consequências da teoria da narrativa histórica para a didática da história: algumas possibilidades para a práxis dos professores. Revista de Teoria da História. Universidade Federal de Goiás. Ano 6, n. 11, Dez/2014,

FRONZA, M. A Intersubjetividade e a verdade na aprendizagem histórica de jovens estudantes a partir das histórias em quadrinhos. Tese de doutorado, PPGE-UFPR, Curitiba, 2012

RÜSEN, Jörn. A razão histórica: Teoria da história: os fundamentos da ciência histórica. Brasília: UnB, 2010a.

RÜSEN, J. História viva: Teoria da História III: formas e funções do conhecimento histórico. Brasília: UnB, 2010b.

RÜSEN, J. Reconstrução do passado: Teoria da História II: os princípios da pesquisa histórica. Brasília: UnB, 2010c.

RÜSEN, J. Aprendizagem Histórica: Fundamentos e Paradigmas. Curitiba: W. A. Editores, 2012.

RÜSEN, J. Teoria da História: Uma teoria da história como ciência. Curitiba: W. A. Editores, 2015

SCHMIDT, M. A. Cognição histórica situada: que aprendizagem histórica é essa? In: SCHMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel (Org.). Aprender História: perspectivas da Educação Histórica. Ijuí: Unijuí, 2009, p. 21-51.

BORRIES. B. Von. O Aprendizado de História como Chance de Participação na Cultura Histórica, Apuração da Identidade Histórica e Prática em Competência Histórica. In: SCHMIDT, M. A.; FRONZA, M.; NECHI, L. P. (Org.). Jovens e Consciência Histórica. Curitiba: W.A. Editores, 2016a

BORRIES. B. Von. Lidando com Histórias Difíceis. In: SCHMIDT, Maria A.; FRONZA, Marcelo; NECHI, Lucas Pydd (Org.). Jovens e Consciência Histórica. Curitiba: W.A. Editores, 2016b

BORRIES. B. Von. Quatro Abordagens de “Reconstrução Histórica” por Meio da Aprendizagem Histórica. In: SCHMIDT, Maria A.; FRONZA, Marcelo; NECHI, Lucas Pydd (Org.). Jovens e Consciência Histórica. Curitiba: W.A. Editores, 2016c.

BORRIES. B. Von. A Compensação histórica dos Estudantes: uma interpretação de um caso singular. IN SCHMIDT, Maria Audiliadora; FRONZA, Marcelo; NECHI, Lucas Pydd (org). Jovens e Consciência Histórica. Curitiba: W.A. Editores, 2016c

BORRIES. B. Von. Multiperspectividade: Pretensão Utópica ou Fundamento Factível da Aprendizagem Histórica na Europa¿ In: SCHMIDT, Maria A.; FRONZA, Marcelo; NECHI, Lucas Pydd (Org.). Jovens e Consciência Histórica. Curitiba: W.A. Editores, 2016d.

WILLIAMS, R. La Larga Revolución. Buenos Aires: Nueva Visión, 2013

Downloads

Publicado

2016-12-30

Como Citar

Freitas, R. R. (2016). Aprendizagem histórica e cultura histórica: Contributos para investigações sobre o lugar da intersubjetividade na formação histórica. História & Ensino, 22(2), 247–262. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n2p247

Edição

Seção

Artigos