Ensino de História e orientação sexual: Uma reflexão sobre sexualidades na escola a partir de contribuições da Psicologia Social e da Teoria Queer

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n2p73

Palavras-chave:

Ensino de História. Orientação sexual. PCN. Psicologia Social. Teoria Queer.

Resumo

Os Parâmetros Curriculares Nacionais, ou PCN, foram lançados no final da década de 1990 pelo Ministério da Educação, como um conjunto de diretrizes para a elaboração de matrizes curriculares. Passados quase vinte anos de seu lançamento, pode-se afirmar que, efetivamente, os PCN não tiveram maior repercussão no ambiente escolar brasileiro. Apesar disso, reflexões sobre os temas transversais, especialmente o de Orientação sexual, se fazem necessárias, tendo em vista as recentes discussões e os embates sobre sexualidades e gênero nas escolas. O objetivo do artigo é, portanto, apresentar contribuições da Psicologia Social e da teoria Queer para se pensar o tema das sexualidades na Educação, sobretudo no Ensino de História, tomando como ponto de partida os Parâmetros Curriculares Nacionais e seus Temas transversais.

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Biografia do Autor

Giovani José da Silva, Universidade Federal do Amapá

Pós-Doutor em Antropologia (UnB) e Doutor em História (Universidade Federal de Goiás). Professor adjunto do curso de História da Unifap (Universidade Federal do Amapá)

Jaime de Sousa Silva, Universidade Federal do Amapá

Especialista em Psicologia e Sexualidade pela Unifap – Universidade Federal do Amapá

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Publicado

2016-12-30

Como Citar

Silva, G. J. da, & Silva, J. de S. (2016). Ensino de História e orientação sexual: Uma reflexão sobre sexualidades na escola a partir de contribuições da Psicologia Social e da Teoria Queer. História & Ensino, 22(2), 73–94. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n2p73

Edição

Seção

Dossiê: Ensino de História & Temas Transversais