O uso das imagens no ensino de história: reflexão sobre o uso e a interpretação das imagens dos povos indígenas

Roseane Maria de Amorim, Cintia Gomes da Silva

Resumo


Este artigo traz como discussão o uso das imagens no ensino de História, de uma forma geral e específica, refletindo ao mesmo tempo a respeito de como o estudo das imagens vem sendo trabalhado por professores e professoras no espaço escolar e quais as possibilidades enriquecedoras para serem conhecidas e discutidas com os estudantes, fazendo uma inter-relação com a disciplina de História. Seguidamente, trazemos algumas imagens de índios do Nordeste, relacionando como seria feito o estudo e a interpretação dessas imagens para a apreensão e aprendizagem dos(as) alunos(as), para que estes sejam críticos e reflexivos na leitura de imagens, principalmente, quando se refere aos povos indígenas, as quais já vêm, na grande maioria, distorcidas e camufladas pelos meios de comunicação. Nisso, é preciso ponderar que estudar e interpretar a análise das imagens é de grande relevância na construção de um sujeito consciente e crítico naquilo que está sendo oferecido e mostrado a esse educando.

Palavras-chave


Ensino de História; Análise de imagem; Ensino e aprendizagem; Povos indígenas

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, M. J. de. Imagens e sons: a nova cultura oral. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2004. (Coleção Questões da Nossa Época, v. 32).

ARRUDA, J. J. História antiga e medieval. São Paulo: Ática, 1982.

COELHO, T. S. A imagem e o ensino de História em tempos visuais. Percursos, Florianópolis, v. 13, n. 2, p. 188-199, 2012. Disponível em: http://www.periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/2413/2204. Acesso em: 8 dez. 2015.

FARIA, C. C.. Modernismo. New Wave, 6 nov. 2012. Disponível em: https://agencianewwave.wordpress.com/2012/11/06/modernismo/. Acesso em: 2 jan. 2016.

GODOY, A. C. O uso das imagens no ensino da História. São Paulo, 2008- 2009. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/FEH/article/viewFile/6298/5195. Acesso em 2 jan. 2016.

IBGE. Censo demográfico 2010: características da população e dos domicílios: resultados do universo. Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/93/cd_2010_caracteristicas_populacao_domicilios.pdf. Acesso em 4 fev. 2016.

LITZ, V. G. O uso da imagem no ensino de História. Curitiba: Instituição de Ensino Superior, Universidade Federal do Paraná, 2009a. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1402-6.pdf. Acesso em 25 set. 2015.

LITZ, V. G. O uso da imagem no ensino de História. 2009b. Curitiba. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1402-6.pdf. Acesso em 29 dezembro de 2015.

MARTINS, J. V. A Escola dos Annales: histórias e revoluções historiográficas. História e-história, Campinas, Unicamp, 2008.

MENDES, J. S. Os livros didáticos de história: olhares e reflexões para novas práticas de ensino. João Pessoa, PB: UEPB, 2013.

MATA, V. L. C. Kariri-Xokó: o ritual do Ouricuri e a dança do Toré. Povos Indígenas no Brasil, 1999. Disponível em: http://pib.socioambiental.org/pt/povo/kariri-xoko/680. Acesso em 9 jan. 2016.

PAIVA, E. F. História e imagem. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

SILVA, E. O. Relações entre imagens e textos no ensino de História. Saeculum: Revista de História, n. 22, p. 173-188, jan.-jun. 2010.

URBAN, A. C.; LUPORINI, T. J. Aprender e ensinar História nos anos iniciais do ensino fundamental. São Paulo: Cortez, 2015.

VIEIRA, J. G. Potiguara: Toré. Povos Indígenas no Brasil, 2006. Disponível em: http://pib.socioambiental.org/pt/povo/potiguara/941. Acesso em 9 jan. 2016.




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n2p165

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Hist. Ensino
E-Issn: 2238-3018
DOI10.5433/2238-3018
E-mail: labhis@uel.br