Ensino (d)e história indígena: um livro necessário

Autores

  • Maria Cristina Floriano Bigeli Universidade Estadual Paulista - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n2p297

Palavras-chave:

História Indígena, Ensino de História, Lei 11.645/2008

Resumo

Resenha do livro: WITTMANN, Luisa Tombini (Org.). Ensino (d)e História Indígena. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Cristina Floriano Bigeli, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Doutoranda na Universidade Estadual Paulista - UNESP – Assis. Professora UNESP – Marília

Referências

BITTENCOURT, C. F. História das populações indígenas na escola: memórias e esquecimentos. In: PEREIRA, A. A.; MONTEIRO, A. M. (Org.). Ensino de história e cultura afro-brasileiras e indígenas. Rio de Janeiro: Pallas, 2013.

BRASIL. Lei nº 11.645. “Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática ‘História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena’. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007- 2010/2008/lei/l11645.htm> Acesso em: 13 abr. 2014

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino fundamental. Brasília: MEC/SEF, 10 volumes, 1997.

FUNARI, P. P.; PIÑÓN, Ana. A temática indígena na escola: subsídios para os professores. São Paulo: Contexto. 2011.

GRUPIONI, L. D. B. Imagens Contraditórias e Fragmentadas: sobre o lugar dos índios nos livros didáticos. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v.77, n. l86, p. 409-437, maio/ago. 1996.

VARNHAGEN, F. A. de. História Geral do Brasil. Tomo 1. 5 ed. São Paulo: Melhoramentos, 1953.

WITTMANN, L. T. (Org.). Ensino (d)e História Indígena. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

Downloads

Publicado

2016-12-30

Como Citar

Bigeli, M. C. F. (2016). Ensino (d)e história indígena: um livro necessário. História & Ensino, 22(2), 297–304. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n2p297

Edição

Seção

Resenhas