Professores de história iniciantes: entre saberes e práticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2015v21n2p125

Palavras-chave:

Formação de professores, Professor Iniciante, Ensino de História

Resumo

O estudo apresenta alguns aspectos importantes relacionados à fase inicial da carreira profissional e suas implicações com a formação da identidade profissional docente, tomando como referência a análise de narrativas orais de professores de História iniciantes. O principal instrumento utilizado para o registro das vozes dos colaboradores foi a entrevista oral, inspirada nos procedimentos metodológicos delineados pela história oral temática. A opção pela história oral temática, nas investigações no campo da educação, se justifica por entendermos que proporciona uma mediação significativa entre dois campos do conhecimento, história e educação. A analise dos dados foi orientada pela análise qualitativa. Os aspectos salientados pelas vozes dos professores iniciantes investigados demonstram que ainda é necessário um investimento maior no que se refere a formação de professores de História para o exercício da docência na Educação Básica.

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Biografia do Autor

Osvaldo Mariotto Cerezer, Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor adjunto do Departamento de História da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) – Campus de Cáceres. 

Selva Guimarães, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutora em História pela Universidade de São Paulo. Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

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Publicado

2015-09-02

Como Citar

Cerezer, O. M., & Guimarães, S. (2015). Professores de história iniciantes: entre saberes e práticas. História & Ensino, 21(2), 125–150. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2015v21n2p125

Edição

Seção

DOSSIÊ