A formação do docente em história como profissional do magistério da educação básica

Autores

  • Crislane Azevedo Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2015v21n2p55

Palavras-chave:

Docência em História, Diretrizes Curriculares Nacionais, Ensino, pesquisa e extensão

Resumo

Neste texto discorremos sobre o desafio da formação de professores de História à luz das novas diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da Educação Básica e discutimos sobre possíveis encaminhamentos de propostas tendo em vista o repensar da organização e prática curricular dos cursos de formação docente inicial de História. Vivenciamos um período de discussões e levantamento de proposições tendo em vista reformas nos cursos de licenciatura. Professores formadores precisarão dedicar-se a um trabalho coletivo de revisões e encaminhamentos de reforma considerando as orientações das novas diretrizes curriculares para a formação de professores, aprovadas em junho de 2015 pelo Conselho Nacional de Educação. Tais encaminhamentos podem ser desenvolvidos de forma articulada tanto por meio da diversificação curricular das atividades do âmbito do ensino, quanto com o planejamento e institucionalização de ações de iniciação à pesquisa bem como de curricularização da extensão.

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Biografia do Autor

Crislane Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutora em Educação pela UFRN. Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

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Publicado

2015-09-02

Como Citar

Azevedo, C. (2015). A formação do docente em história como profissional do magistério da educação básica. História & Ensino, 21(2), 55–82. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2015v21n2p55

Edição

Seção

DOSSIÊ