Salas de cinema em Londrina: conhecimentos prévios e o uso da “Folha de Londrina” para o estudo do Cine Ouro Verde

Matheus Henrique Marques Sussai

Resumo


O presente texto visa apresentar os resultados obtidos nas atividades realizadas por um bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de licenciatura em História, pela Universidade Estadual de Londrina, no segundo semestre de 2014. A partir do tema “Londrina: 80 Anos”, foram trabalhados temas como “cinema” e “salas de cinema” na sala de aula. As atividades se basearam em questionários de conhecimentos prévios e em discussões das fontes sobre o Cine Ouro Verde em sala de aula, sendo essas fontes artigos de jornais. A partir das atividades com os alunos, consideramos que temas como o cinema, que estão muito perto da vida dos alunos, os interessam muito, facilitando uma percepção de que fazem parte da História que tanto estudam nos livros didáticos, sendo agentes ativos na construção do seu conhecimento. O relato de experiência docente também é tema deste trabalho, sendo o primeiro contato do aluno de licenciatura em História com a sala de aula importantíssimo para a sua formação profissional. 

 


Palavras-chave


Ensino de História; Salas de Cinema; Conhecimentos prévios; Fontes; Cine Ouro Verde

Texto completo:

PDF

Referências


ALEGRO, R. C. Conhecimento prévio e aprendizagem significativa de conceitos históricos no Ensino Médio. 2008. 239f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília, 2008.

AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia Educacional. Trad. De Eva Nick e outros. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.

BARCA, I. Aula Oficina: do Projeto à Avaliação. In: BARCA, I. Para uma educação de qualidade: Atas da Quarta Jornada de Educação Histórica. Braga, Centro de Investigação em Educação (CIED) / Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho, 2004. p. 131-144.

BARCA, I. O Papel da Educação Histórica no Desenvolvimento Social. In: CAINELLI, M.; SCHMIDT, M. A. (Org.). Educação Histórica: teoria e pesquisa. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011. (p. 21-48).

BONI, P. C.; UNFRIED, R. R.; BENNATO, O. Memórias fotográficas: a fotografia e fragmentos da história de Londrina. Londrina: Midiograf, 2013

CAMARGO, A. M. de A. A imprensa periódica como fonte para a história do Brasil. Anais do V Simpósio Nacional dos Professores Universitários de História. Portos, rotas e comércio. São Paulo: FFLCH-USP, 1971, v. 2., p. 225-239.

CASTELNOU, Antonio. Arquitetura londrinense: expressões de intenção pioneira. Londrina: A. Castelnou, 2002.

CINE TEATRO OURO VERDE. Secretaria de Estado da Cultura. Coordenação do Patrimônio Cultural. (Site) Disponível em: . Acessado em 28 de Maio de 2015.

EVANGELISTA, R. P. Cinema: a Arte do Encontro. História das salas de cinema. Breve texto sobre a história das salas de cinema em Londrina. Cinema de Londrina. (Site) Disponível em: . Acessado em 12 de Maio de 2015.

GERMINARI, G. D. Consciência Histórica de jovens escolarizados e História da cidade. In: CAINELLI, M.; SCHMIDT, M. A. (Org.). Educação Histórica: teoria e pesquisa. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011. p. 91-104.

HISTÓRIA DA CIDADE. 2015. Disponível em: . Acessado em 12 de Maio de 2015.

LOBO, A. H. L.; LUIZ, P. A. dos S. Ensino de História Local: os conhecimentos prévios como instrumento mediador para a (des)construção da história de Londrina. In: RAMOS, M. E. Teté (Org.). Pesquisa e ensino na construção de uma literacia histórica: atividades do PIBID história da UEL. Londrina: UEL, 2014. (p. 219-229).

LUCA, T. R. de. História dos, nos e por meio dos periódicos. In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes históricas. 3 ed., São Paulo: Contexto, 2014. (p. 111- 154).

MAROS, A. Falta de pagamento empurra entrega do Cine Teatro Ouro Verde para dezembro. Gazeta do Povo. Curitiba, 13 de fev. 2015. Disponível em: http://www.gazetadopovo.com.br/caderno-g/falta-de-pagamento-empurra-entrega-do-cine-teatro-ouro-verde-para-dezembro-ejwnzg5vmdja9po0gv566efda. Acesso em: 28 maio 2015.

MIOTO, L. H. Breve História dos Realizadores. Breve História do Cinema Londrinense. Cinema de Londrina. Disponível em: http://cinemadelondrina.blogspot.com.br/p/breve-historia-dos-realizadores.html. Acesso em: 15 maio 2015.

MUNHOZ, T. de O. Cine Teatro Ouro Verde: memória afetiva. 2013. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2013.

RAMOS, M. E. T. A experiência de formação do profissional da história pelo PIBID na Universidade Estadual de Londrina. In: RAMOS, M. E. T. (Org.). Pesquisa e ensino na construção de uma literacia histórica: atividades do PIBID história da UEL. Londrina: UEL, 2014. (p. 11-26).

SCHMIDT, M. A.; CAINELLI, M. Ensinar História. 2 ed. São Paulo: Scipione, 2009. (Coleção Pensamento e ação na sala de aula).

SUZUKI, J, H. Artigas e Cascaldi: Arquitetura em Londrina. Granja Viana. Cotia. São Paulo. 2003.




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n1p201

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Hist. Ensino
E-Issn: 2238-3018
DOI10.5433/2238-3018
E-mail: labhis@uel.br