A Universidade, o Museu e a Escola: o ensino de História e o viés extensionista

Érika Oliveira Amorim, Luciana do Carmo Narciso, Thaise Oliveira Paula

Resumo


O presente texto aborda as especificidades de um projeto de extensão universitária que envolveu estudantes de graduação dos cursos de História e Turismo da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), unidade Carangola, e que foi desenvolvido em dois momentos distintos. No primeiro momento realizou-se uma oficina sobre Memória, História e Patrimônio Histórico com alunos do 9º ano da E. E. João Belo de Oliveira. No segundo momento os alunos visitaram o Museu de Carangola, assessorados pelas acadêmicas, com o intuito de problematizar a noção de memória e patrimônio histórico. A observação simples foi a ferramenta utilizada durante as ações do projeto e os registros se concretizaram por meio de fotografias, filmagens e cadernos de campo. Observou-se que ao pensar o ensino de história a partir das relações que os indivíduos têm com a história materializada no acervo do museu abre-se um campo de possibilidades sobre o sentido de estudar História.


Palavras-chave


Educação patrimonial, museu, patrimônio, memória, ensino de História.

Texto completo:

PDF

Referências


AMORIM, Érika Oliveira. Ensino de História: como a extensão universitária potencializa a formação profissional. Revista História Hoje, v. 6, n. 11, p. 172- 190, 2017.

FONSECA, Maria Cecília Londres. Para além da pedra e cal: por uma concepção ampla de patrimônio cultural. In: ABREU, Regina; CHAGAS, Mário (Orgs). Memória e Patrimônio: ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: DP &A, 2003. P. 56-76.

FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação. 13ª edição. São Paulo: Paz e Terra. 2014. GONÇALVES, José Reginaldo Santos. O Patrimônio como categoria de pensamento. In: ABREU, Regina; CHAGAS, Mário (Orgs.). Memória e Patrimônio: ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: DP &A, 2003. P. 21-29.

JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro, Imago, 1976.

LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. São Paulo: Nebli, 2016.

MIRANDA, Sonia Regina; SIMAN, Lana Mara Castro. A cidade como espaço limiar: sobre a experiência urbana e sua condição educativa, em caminhos de investigação. In: MIRANDA, Sonia Regina; SIMAN, Lana Mara Castro. Cidade, Memória e Educação. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2013.

MIRANDA, Sonia Regina; BLANCH, Joan Pagès. Cidade, Memória e Educação: conceitos para provocar sentidos no vivido. In: MIRANDA, Sonia Regina; SIMAN, Lana Mara Castro (Orgs.). Cidade, Memória e Educação. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2013. p. 60-92

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-graduados de História do Departamento de História da PUC-SP, v. 10, 1993.

PAULA, João Antônio de. A extensão universitária: história, conceito e propostas. Interfaces, Belo Horizonte, v.1, n.1, p.5-23, jul./nov. 2013. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/revistainterfaces/index.php/IREXT/article/view/5/pdf. Acesso em: 11 ago. 2016

PEREIRA, Júnia Sales; SIMAN, Lana Mara de Castro. Andarilhagens em Chão de Ladrilhos. In.: FONSECA, Selva Guimarães (Org.). Ensinar e Aprender história: formação, saberes e práticas educativas. Campinas, SP: Editora Alínea, 2009. p. 277-295.

PORTELLI, Alessandro. História Oral como arte da escuta. Tradução Ricardo Santhiago. São Paulo: Letra e Voz, 2016.

SIMAN, Lana Mara de Castro. Práticas culturais e práticas escolares: aproximações a especificidades no ensino de História. História & Ensino: Revista do Laboratório de Ensino de História, Londrina, v.9, p. 185-203, out. 2003.

SIMAN, Lana Mara de Castro; COSTA, Janice Pereira da. Escola, museu e ensino de história: Perspectiva teórica e metodológica para avaliação desta relação: Um estudo de caso. Fóruns Contemporâneos de Ensino de História no Brasil on-line, v. 1, n. 1, 2013.

TEIXEIRA, E. F. B. Emergência da inter e da transdisciplinaridade na universidade. In: AUDY, J. L. N.; MOROSINI, M. C. (Org.). Inovação e interdisciplinaridade na universidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007. p. 58-80.




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p373

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Hist. Ensino
E-Issn: 2238-3018
DOI10.5433/2238-3018
E-mail: labhis@uel.br