Entre teoria e prática: a formação docente e a apropriação da lei 10.639/2003 no cotidiano escolar

Autores

  • Ednalva da Conceição Dias Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Adriano Cecatto Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2015v21n2p283

Palavras-chave:

Ensino de História. Lei 10.639/2003. Formação Docente.

Resumo

Com a aprovação da Lei 10.639/2003, tornou-se obrigatório nas escolas de Educação Básica, públicas e privadas, o ensino da História da África e a Cultura Afro-Brasileira. O presente trabalho tem por objetivo verificar a apropriação e aplicabilidade da Lei 10.639/2003 pelos professores no ensino de História da Escola Estadual Senador João Câmara/2013, na cidade de Bento Fernandes/RN, no que se refere à formação dos professores para o trabalho com essa temática. Utilizamos a pesquisa de caráter qualitativo, tendo como técnica de coleta de dados a aplicação de um questionário semi-estruturado aos docentes. Verificou-se que o ensino de história da África e Cultura Afro-brasileira requer um trabalho prático de formação de professores no decorrer da formação inicial para que possam conhecer as determinações da lei e os fatores necessários a serem considerados na sua aplicação.

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Biografia do Autor

Ednalva da Conceição Dias, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Professora na Escola Municipal Professora Maria Dalva Gomes.

Adriano Cecatto, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Docente do Departamento de História da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e na Faculdade Católica Nossa Senhora das Vitórias (FCNSV).

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Publicado

2015-09-02

Como Citar

Dias, E. da C., & Cecatto, A. (2015). Entre teoria e prática: a formação docente e a apropriação da lei 10.639/2003 no cotidiano escolar. História & Ensino, 21(2), 283–306. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2015v21n2p283

Edição

Seção

Artigos