Um silêncio historiográfico: o livro didático regional e as pesquisas acadêmicas

Autores

  • Danielle da Silva Ferreira Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n1p109

Palavras-chave:

Ensino de História, Aprendizado histórico, Cultura escolar. Livro didático regional

Resumo

Esse texto tem por objetivo caracterizar o escopo epistemológico que cerca a concepção de livro didático regional de História, bem como analisar as formas como os objetos culturais “livro didático” e “livro didático regional” aparecem nas pesquisas acadêmicas de 2008 à 2013. Partimos do pressuposto de que esse tipo de pesquisa faz-se ausente do cenário acadêmico, tendo em vista estudos anteriores, como de Caimi (2013), que já anunciavam de carência de investigações sobre publicações didáticas regionais no cenário analítico acadêmico brasileiro. Constatamos, a partir de pesquisa em base de dados online, que as obras didáticas regionais, enquanto espaço de criação simbólica, de produção histórica humana e de registro de narrativa didática/histórica, apresentam-se como um campo frutífero de inquirições, especialmente por confirmarmos sua falta no cenário atual. Registramos a importância desse estudo para que demais pesquisadores atentem para este silêncio historiográfico e que, nessa premissa, o livro didático e o livro didático regional possam se consolidar cada vez mais como objeto de investigação pedagógica e histórica.

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Biografia do Autor

Danielle da Silva Ferreira, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Especialização em História de Pernambuco pela Universidade de Pernambuco/Faculdade de Ciência, Tecnolia e Educação de Garanhuns. Professora na Universidade Federal Rural de Pernambuco/Unidade Acadêmica de Garanhuns.

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Publicado

2016-08-04

Como Citar

Ferreira, D. da S. (2016). Um silêncio historiográfico: o livro didático regional e as pesquisas acadêmicas. História & Ensino, 22(1), 109–125. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n1p109

Edição

Seção

Artigos