Abrindo as portas da história: proposta de “historia a debate” para um novo paradigma didático

Domingo Marrero Urbín

Resumo


Este trabalho está estruturado de acordo com os componentes tradicionais do currículo (objetivos, conteúdos, metodologia e avaliação), considera o currículo como prática, portanto, é um currículo “utópico”, mas não irrealista ou inatingível. Trata do currículo de história atual regulamentado na Espanha, que permite a ação, mas vê que ainda há alguns obstáculos para sua implementação, especialmente seu alto grau de especificação do conteúdo.

Palavras-chave


Currículo; Aprendizagem histórica; Relação teoria e prática

Texto completo:

PDF (Español (España))

Referências


BARROS, Carlos. Propuestas para el nuevo paradigma educativo de la historia. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.28, p. 2-24, dez. 2007.

GRUPO MANIFIESTO HISTORIA A DEBATE. Manifesto de Historia a Debate. 2001. Disponível em: http://www.hdebate.com/Spanish/manifiesto/idiomas_manf/manifiesto_had_pt.htm




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2015v21n1p57

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Hist. Ensino
E-Issn: 2238-3018
DOI10.5433/2238-3018
E-mail: labhis@uel.br