Seminários de ensino de história: experiência de integração entre ensino, pesquisa e extensão na UFRB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2015v21n1p173

Palavras-chave:

Ensino, Pesquisa, Extensão, Ensino de história, Formação de professores

Resumo

O objetivo deste trabalho é relatar a experiência deintegração entre Ensino, Pesquisa e Extensão, através do projeto “Seminários de Ensino de História”, produto de uma disciplina no curso de licenciatura em História. O planejamento da atividade ocorreu em quatro etapas: escolha do tema gerador, pesquisa dos alunos, divulgação e realização dos seminários. Uma análise dos eventos realizados mostra a tendência geral dos estudantes em pesquisar algum aspecto educacional da localidade na disciplina de graduação. Isso foi evidenciado na escolha dos temas, com a seleção de problemas voltadas para análise de suas manifestações locais, e nos formatos que priorizaram aspectos atuais da educação e projetos de intervenção. A aprendizagem acadêmica foi modificada substancialmente pela integração da aula de graduação às dimensões da pesquisa e extensão universitárias, tornando o conhecimento mais significativo.

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Biografia do Autor

Leandro Antonio Almeida, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutor em História Social pela USP. Professor de Estágio Supervisionado e Ensino de História do Curso de Licenciatura em História da UFRB.

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Publicado

2015-03-02

Como Citar

Almeida, L. A. (2015). Seminários de ensino de história: experiência de integração entre ensino, pesquisa e extensão na UFRB. História & Ensino, 21(1), 173–198. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2015v21n1p173

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Artigos