Formação dos professores de história: educação histórica, pesquisa e produção de conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2014v20n2p129

Palavras-chave:

Educação Histórica, Aprendizagem, Pesquisa

Resumo

 Este estudo trata das primeiras observações acerca dos trabalhos desenvolvidos por professores da Educação Básica de Escolas Públicas, estaduais e municipais, da cidade de Curitiba, Paraná. Colocados frente a possibilidades de desenvolver pesquisa e realizar investigações para sua prática cotidiana da sala de aula. esses professores desenvolveram atividades a partir do contato com fontes históricas primárias conservadas no Arquivo Público do Estado do Paraná. Participando, orientando e observando um grupo de cerca de 30 professores de História que participou ao longo de 2013 do curso O trabalho com fontes históricas e a literacia histórica: questões teóricas e práticas, ministrado pela professora Maria Auxiliadora Schmidt da Universidade Federal do Paraná, iniciei as investigações relativas ao trabalho desenvolvido por esses professores com base no contato com a teoria da Educação Histórica e a sua prática da sala de aula. 

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Biografia do Autor

Adriane Quadros Sobanski, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Professora da rede pública de ensino do Estado do Paraná.

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Publicado

2014-09-20

Como Citar

Sobanski, A. Q. (2014). Formação dos professores de história: educação histórica, pesquisa e produção de conhecimento. História & Ensino, 20(2), 129–142. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2014v20n2p129

Edição

Seção

Artigos