As histórias, os sujeitos, as narrativas: uma análise do regime fascista nos livros didáticos

Autores

  • Ana Paula Rodrigues Carvalho UNICENTRO - Guarapuava UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2015v21n1p289

Palavras-chave:

Livro Didático, Fascismo, Ensino de História

Resumo

Essa pesquisa analisa como o fascismo italiano é abordado nos materiais didáticos. São analisados aqui dois livros didáticos, História Global de Gilberto Cotrim e História de Ronaldo Vainfas, Sheila Faria, Jorge Ferreira e Georgina dos Santos. O objetivo desta pesquisa consiste em compreender a concepção de História e Ensino de História dos autores a partir da narrativa elaborada sobre o fascismo. Os principais aspectos observados para nortear a análise foram a natureza da narrativa histórica, os sujeitos históricos apontados no texto, a presença ou ausência da pluralidade de interpretações históricas e a relação presente/passado. Nos livros abordados a disciplina escolar História ainda é pensada como a ciência que se ocupa dos fatos passados e, portanto desvinculados do presente. Os fatos são organizados de forma linear seguindo a ordem de causas e conseqüências. A concepção de Ensino, observada nos capítulos analisados, não remete a construção do conhecimento em sala de aula, mas somente a transmissão de dados. A narrativa histórica é dada como pronta, não apresenta espaço para discutir outras interpretações históricas possíveis do mesmo tema.

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Biografia do Autor

Ana Paula Rodrigues Carvalho, UNICENTRO - Guarapuava UEL

Graduada do curso de História da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO). 

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Publicado

2015-03-02

Como Citar

Carvalho, A. P. R. (2015). As histórias, os sujeitos, as narrativas: uma análise do regime fascista nos livros didáticos. História & Ensino, 21(1), 289–306. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2015v21n1p289

Edição

Seção

Laboratório (artigo)