PIBID e formação docente em história: possibilidades e contribuições

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2014v20n1p101

Palavras-chave:

Formação de professores, Ensino, Pesquisa

Resumo

O objetivo desse artigo é refletir sobre a formação inicial do professor de Historia no âmbito de atuação do PIBID da UEG UnU Jussara. Sendo assim, fizemos um levantamento das atividades desenvolvidas pelos participantes do Programa durante o período de agosto de 2012 a dezembro de 2013 no sentido de verificar a contribuição do PIBID na formação profissional destes. Partimos do pressuposto de que a inserção no PIBID proporcionou aos bolsistas a vivência de experiências formativas relacionadas ao ensino e à pesquisa tanto na academia, quanto na instituição de ensino básico. Para além dessas experiências formativas, participar do PIBID ainda possibilitou aos bolsistas a reflexão e a análise dos limites e das possibilidades da escola pública brasileira em relação aos estudantes da educação básica e também a compreensão da complexidade da profissão docente na atualidade, especificamente do professor de História.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ordália Cristina Gonçalves Araújo, Universidade Estadual de Goiás

Doutorado em História pela Universidade Federal de GoiásProfessora da Universidade Estadual de Goiás Unidade Universitária de Jussara

Referências

ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2003.

AVANCINI, M. A encruzilhada. In: Revista Educação. Agosto/2011. Disponível em: http://revistaeducacao.uol.com.br/textos/165/a-encruzilhada-234901-1.asp. Acesso: 28 fev.2013.

BRASIL. PIBID. Programa de Iniciação à Docência. Disponível em: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid. Acesso: 28 fev.2013.

BERGMANN, K. A história na reflexão didática. In: Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 9 n. 19, pp. 29-42, set. 89/fev. 90.

BITTENCOURT, C. M. F. Usos didáticos de documentos. In: Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004. p. 327-350. (Coleção Docência em Formação).

CAIMI, F. E. Por que os alunos (não) aprendem História? Reflexões sobre ensino, aprendizagem e formação de professores de História. Tempo, p. 17-32, v. 11, n. 21, jun. 2006.

CAIMI, F. E. Processos de conceituação da ação docente na formação do professor de História. In: SCHMIDT; GARCIA (Org.). Jornadas Internacionais de Educação Histórica: Perspectivas de investigação em educação histórica: atas das VI Jornadas Internacionais de Educação Histórica, Curitiba: Ed. UTFPR, 2007. p. 8- 16.

FENELON, D. R. A formação do profissional de história e a realidade do ensino. In: Tempos Históricos, v. 12, p. 23-35, 2008.

FONSECA, S. G. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. Campinas, SP, Papirus, 2003. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).

FONSECA, S. G.; RASSI, M. A. C. Saberes docentes e práticas de ensino de história na escola fundamental e média. SAECULUM: Revista de História, João Pessoa,v. 15, jul./dez., p. 108- 124, 2006.

GOIÁS (ESTADO). Secretaria de Estado da Educação. Reorientação Curricular do 6º ao 9º ano: currículo em debate-Goiás. Goiânia: Poligráfica, 2009. (Cadernos 1, 2, 3 e 5).

LÜDKE, M. et al. O professor e a pesquisa. Campinas, SP: Papirus, 2001.

MEINERZ, C. B. Estágios de docência e PIBID: impactos inimagináveis no campo do Ensino de Históri. Revista Latino-Americana de História, v. 2, n. 6, p. 223-234, ago. 2013. Edição Especial.

MONTEIRO, A. M. Didática da história e teoria da história: produção de conhecimento na formação de professores. In: SANTOS, L. L. C. P. S. (Org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 479-499.

PEREIRA, J. E. D. Formação de professores: pesquisa, representações e poder. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

PEREIRA, J. E. D.. A pesquisa dos educadores como estratégia para construção de modelos críticos de formação docente. In: PEREIRA, J. E. D.; ZEICHNER, K. M. A. pesquisa na formação e no trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. p. 11-42.

PRATS, J. Ensinar História no contexto das Ciências Sociais: princípios básicos. Educar em revista. Especial. Dossiê Educação Histórica. Curitiba: Editora UFPR. 2006, p. 191-218.

SADDI, R. O parafuso da didática da história: o objeto de pesquisa e o campo de investigação de uma didática da história ampliada. Acta Scientiarum: Education, Maringá, v. 34, n. 2, p. 211-220, Jul./Dec. 2012.

SCHMIDT, M. A.; CAINELLI, M. Ensinar história. São Paulo: Scipione, 2004.

SEFFNER, F. Teoria, metodologia e ensino de História. In: GUAZZELLI et. all. Questões de teoria e metodologia da história. Porto Alegre: Ed. Universidade/ UFRGS. 2000, p. 257-288.

URBAN, A. Cl. A Didática da História nos cursos de Formação de Professores. In: SCHMIDT; GARCIA (Org.). Jornadas Internacionais de Educação Histórica: Perspectivas de investigação em educação histórica: atas das VI Jornadas Internacionais de Educação Histórica, Curitiba: Ed. UTFPR, 2007. p. 3-7.

Downloads

Publicado

2014-03-03

Como Citar

Araújo, O. C. G. (2014). PIBID e formação docente em história: possibilidades e contribuições. História & Ensino, 20(1), 101–121. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2014v20n1p101

Edição

Seção

Artigos